Diocese de
Itabuna

28ª Assembleia Diocesana de Pastoral é realizada em Itabuna

Na noite de sexta-feira e sábado o dia todo, 11 e 12 de novembro, aconteceu a 28ª Assembleia Diocesana de Pastoral da Diocese de Itabuna, no Centro de Pastoral Diocesano, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Estiveram reunidas as lideranças das pastorais diocesanas, juntamente com os sacerdotes, as religiosas, diáconos e nosso bispo diocesano, Dom Ceslau Stanula.

A Assembleia Diocesana de Pastoral é sempre um momento forte de reflexão, discussão e tomada de decisões para a caminhada da Igreja Diocesana, e nesta edição, o tema “Família: desafios e perspectivas” trazendo em relevância a instituição mais importante, a família, célula da sociedade.

O seu início foi marcado com a celebração da Eucaristia presidida por nosso bispo junto ao clero presente. Em sua homilia, Dom Ceslau faz as saudações aos representantes presentes, ao clero e ao padre Badacer que retorna a Diocese depois de 3 anos de missão na África. Após, ele inicia seu discurso:

 

“Nesta assembleia iremos nos encontrar como Jesus com seus apóstolos após um tempo de caminhada. Viemos para um lugar solitário para descansar, para descansar com Jesus. Na assembleia nós viemos para contar um ao outro as maravilhas que Deus opera no seu povo pelo nosso serviço”

Em sequência ele revela e conclui sua homilia,

“O Papa Francisco neste ano da Misericórdia nos diz que temos que ficar atentos em algo que é o mais importante, a instituição mais superior: a Família, que está desprezada, ofendida e desacreditada mais ao mesmo tempo mais procurada.
Vamos descansar com jesus, não um descanso passivo, estático, mas dinâmico, vamos partilhar, ouvir o outro”.

Em sequência da assembleia, foi dada a abertura pelo Bispo Diocesano, Pe. Pio, o coordenador de pastoral e Pe. Calazans juntamente com Lula membros do cursilho, onde ficaram encarregados de conduzir os momentos de discussão. Ainda na sexta feira, Lula apresentou o relatório das pastorais e movimentos e depois apresentou o relatório por foranias. Por fim, foi conduzida a oração final pela equipe de liturgia, com a oração das laudes completas.

No sábado, houve a oração da manhã, o café, e a apresentação do Pe. Marcos da Diocese de Ilhéus, sobre a exortação do Papa “Amoris laetitia”: a alegria do amor na família. A seguir, Pe. Marcos situou a mensagem do Papa a luz da Palavra de Deus e da realidade do povo brasileiro. Daí, partiu-se para os trabalhos de discussões, onde 10 grupos ficaram responsáveis de eleger 02 pistas de ações em cada dimensão proposta pelo plano de ação pastoral. Para tanto, verificar previamente o Anuário Diocesano 2016, onde seriam apresentadas e votadas após o almoço.

Confira as dimensões dos trabalhos pastorais de 2017:

PALAVRA

  1. Promover semana de estudos sobre o documento AMORIS LAETITIA;
  2. Fortalecer o trabalho missionário de visitas evangelizadoras às famílias;
  3. Investir na formação de leigos na escola de teologia; 46 votos

LITURGIA

  1. Fortalecer a pastoral da Liturgia, capacitando os leitores para uma melhor proclamação, bem como realizar formação da Pastoral da acolhida na comunidade, com a promoção de cursos de preparação;
  2. Desenvolver e fortalecer uma cultura de acolhida das famílias nas comunidades;
  3. Criar e fortalecer a atuação da pastoral litúrgica nas paróquias;
  4. Santas Missas e/ou celebrações nas ruas ou setores paroquiais;

CARIDADE:

  1. Fortalecer as pastorais sociais e movimentos caritativos;
  2. Estimular/Fortalecer as ações de caridade numa pastoral de conjunto;
  3. Implementar a Coordenação Diocesana de Pastoral do Dízimo, insistindo no fortalecimento e na formação dessa pastoral;

Nas considerações finais, Pe. Pio agradeceu a todas as equipes de organização e colaboração para o evento, como também ao Bispo Diocesano pelo apoio. Já o bispo Diocesano, esclareceu que em assembleia é normal os momentos mais calorosos, devido as diferentes ideias, mas que o importante é a glória de Jesus Cristo.

Na oportunidade, Dom Ceslau rememorou que cerca de 02 anos, pediu renúncia e aguarda que nos próximos tempos seja nomeado o novo Bispo, sem que se tenha nenhuma data certa. O bispo reafirmou seu amor pela família, por ela passa a humanidade, desejando que as propostas na assembleia sejam de fato colocadas em prática.

 

Texto e fotos: Pascom diocesana

 

Curtam Nosso Facebook
Atendimento Cúria

De Segunda a Sexta 8:00h às 12:00h _ 14:00h às 18:00h Sábado 8:00h às 12:00h

R. Nações Unidas, 400 Itabuna - BA 45600-673 tel.:73 3211 3520