Diocese de
Itabuna

A 3ª Porta Santa da Diocese de Itabuna é aberta

Acompanhado de centenas de fiéis, padre Euvaldo Santana, neste último domingo, 14, abriu a Porta da Misericórdia na Matriz de São Boaventura na cidade de Canavieiras, Diocese de Itabuna.
Assim como aconteceu na Catedral de São José e no Santuário de Nossa Senhora da Piedade em Itabuna, a Matriz torna-se a 3ª e última porta Santa, lugar de missão, peregrinação e de indulgência Plenária instituída pelo Bispo Diocesano Dom Ceslau, por ocasião da preparação do Jubileu dos 300 anos de criação e evangelização da Paróquia, a mais antiga desta Igreja particular. O Pároco comenta sobre a escolha da paróquia de ter a porta Santa:

“No ano que estamos preparando para celebrar os 300 anos, nosso Bispo nos dá este presente, de que esta Igreja será lugar de peregrinação. É uma importância muito grande para todos os católicos, que chegando com fé e amor, sairão daqui cheio da misericórdia de Deus” expressa o padre.

Solenidade de ritos específicos, deu-se início na Comunidade da Sagrada Família, conhecida como Igreja da Capelinha, com a presença das 26 comunidades pertencentes a Paróquia, assim como grupos, movimentos, pastorais e leigos de Cidades vizinhas. O rito aconteceu com a leitura da carta do Bispo Dom Ceslau autorizando a abertura da porta Santa nos locais designados, depois foi feito a leitura da bula de convocação do jubileu do papa Francisco sobre o Ano Santo e logo após, a proclamação do evangelho específico para a ocasião. Em sequência, realizou-se uma procissão com oração e cantos, da Capelinha até a porta da Igreja de São Boaventura onde Pe. Euvaldo continuou os ritos, aspergiu água benta na porta e abriu a Porta Santa para a passagem do povo de Deus. A seguir, a liturgia correu normalmente com o presidente da celebração Pe. Euvaldo e concelebrantes Pe. Valdeni Neris da Paróquia de São Sebastião de Camacã e Diac. Airton.
Padre Valdeni, em sua homilia, fala sobre a importância da porta Santa

“A porta Santa é o previlégio, somos a porção do povo de Israel que tem a oportunidade de passar pela porta.Tempo de doar-se e interiorizar para viver melhor a renovação que Deus oferece para tornar-se pessoas novas”, afirma.

Ele também alerta,

“na fragilidade do ser humano, muitas coisas acontece, mas, é necessário vencer as tentações, vivendo com alegria este tempo, abrindo o coração para acolher a misericórdia do Senhor” conclui.

ANO SANTO

Papa Francisco deu inicio ao Jubileu Extraordinário da Misericórdia no dia 8 de dezembro de 2015 e vai até a Solenidade de Cristo Rei, no dia 20 de Novembro deste ano, com o objetivo de fazer com que os Católicos despertem mais para a misericórdia, tornando o coração misericordioso assim como Cristo é, aproximando-se de Deus Pai com certeza de seu perdão.
Todo cristão poderá se beneficiar das indulgências plenárias, para isso precisa das seguintes condições: confissão dos pecados, assistir a Santa Missa, rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai, e as intenções do Papa nos dias em que visitar o local designado, como por exemplo: Paróquia Catedral de São José, Paróquia Santuário de Nossa Senhora da Piedade ambos em Itabuna e esta, Paróquia de São Boaventura em canavieiras. Passar pela Porta da Misericórdia, e também praticar as obras da misericórdia, espirituais e corporais.


Fotos e Texto: Jan Erik – PASCOM

Confira nossas fotos:

Curtam Nosso Facebook
Atendimento Cúria

De Segunda a Sexta 8:00h às 12:00h _ 14:00h às 18:00h Sábado 8:00h às 12:00h

R. Nações Unidas, 400 Itabuna - BA 45600-673 tel.:73 3211 3520