Nos dia 26, 27 e 28 de maio, aconteceu o I Congresso Diocesano de Catequese, no centro de pastoral diocesano, com o tema “FAMÍLIA CRISTÃ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS”, teve orações, testemunhos, pregações e noite cultural com som ao vivo.
As palestras foram conduzidas pelos padres Vinícius Mascarenhas, Frei Gutemberg da Diocese de Eunápolis, o leigo Adaílton oliveira, com base na exortação apostólica do Papa Francisco Amoris Laetitia.
A missa de abertura do encontro e de envio foi presidida pelo Bispo Dom Carlos Alberto dos Santos, concelebrado pelos padres Vinícius e Adriano, assessor eclesiástico da pastoral da catequese na diocese.
Em sua homilia Dom Carlos destacou,

“A Igreja de Jesus somos nós e como catequista, somos anunciantes de Cristo.
A Igreja precisa sempre ficar mais unida e fazer com que o Espírito Santo venha nos conduzir cada dia, que possamos ser ver uma Igreja rejuvenescida, cada vez mais feliz, alegre e dinâmica.”

Sobre a Exortação Apostólica: Amoris laetitia

O papa inicia a exortação dizendo:

“A alegria do amor que se vive nas famílias é também o júbilo da Igreja”.

Ele diz que a complexidade dos temas discutidos no Sínodo “mostrou-nos a necessidade de continuar a aprofundar, com liberdade, algumas questões doutrinais, morais, espirituais e pastorais”.

Cada capítulo reflete-se um determinado assunto:

“O primeiro olha para a família a partir de uma perspectiva bíblica. Na sequência, vem um exame das situações atuais das famílias. O terceiro recorda alguns aspectos essenciais do magistério da Igreja sobre o matrimônio e a família, pavimentando o caminho para aqueles que o papa considera os dois capítulos principais sobre o amor. Se você não deseja ler a exortação por inteiro, leia pelo menos o Capítulo IV e, se possui filhos, também o Capítulo V. O Capítulo VI destaca alguns caminhos pastorais que “nos [levam] a construir famílias sólidas e fecundas”. O Capítulo VII trata da criação e educação dos filhos. Os próximos três capítulos apresentam um “convite à misericórdia e ao discernimento pastoral perante situações que não correspondem plenamente ao que o Senhor nos propõe”. Os sacerdotes e aqueles que se divorciaram deveriam ler, em específico, o Capítulo VIII. O capítulo final conclui com uma breve discussão sobre a espiritualidade familiar”.

#pascomdiocesana