“Levantai-vos soldados de Cristo, eia avante na senda da glória! Desfraldando a bandeira de glória, ó imortal Coração de Jesus! “

Com júbilo e alegria, celebramos hoje, 8 de abril de 2024, 100 anos de criação do Apostolado da Oração na cidade de Itabuna. Naquele oito de abril, o então vigário desta terra grapiúna, Monsenhor Moisés Couto, funda o colégio Divina Providência, e, reunindo um grupo de senhoras de grande fervor devocional e espiritual, criando o primeiro movimento leigo na cidade. Tendo como primeira presidente( coordenadora) a senhora Laurinda Fontes( na foto ao lado direito do Mons. Moisés, seguida de dona Teodora Almeida e secretária dona Mariquinha Campos. Outras são, hoje, nomes de rua nesta cidade de Itabuna.

Monsenhor Moisés Couto, zeloso sacerdote e segundo historiadores, primeiro vigário da cidade e fundador da Santa casa de misericórdia( hospital santa Cruz) colégio Divina Providência e do AO e irmandade das Filhas de Maria( irmandade extinta nos anos 60).

Igreja Santo Antônio da cinquentenário, templo religioso, onde o movimento do AO se reuniam para as Missas das primeiras sexta-feira, adoração ao santíssimo.

Agda Paz

 

Deixe uma resposta