A Assembleia Geral da Renovação Carismática Católica da diocese de Itabuna, no sul da Bahia, foi realizada neste fim de semana, entre os dias 07 e 08 de dezembro, no Centro Pastoral Diocesano Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, situado no bairro Jardim Vitória, na cidade de Itabuna. A RCC é composta nas 33 paróquias por 49 grupos de Oração (GO), nos 19 municípios baiano.

Participaram da Assembleia, coordenadores e secretários dos grupos de oração das três Foranias: Centro, Norte e Sul.

A RCC tem como presidente diocesano, Amistron Lira Santos, além dos demais membros que faz parte da coordenação diocesana da RCC.
Duas missas aconteceram e foram presididas pelo Assessor Eclesiástico da RCC da diocese de Itabuna, o padre Ezequias Gonçalves, e pelo bispo diocesano Dom Carlos Alberto dos Santos. Na homilia do sábado (07), Ezequias disse: “O povo da RCC que habita em Itabuna, não terás motivos algum para chorar! Porque o Senhor se comoverá com o seu clamor. Deus está comovido com o clamor de nós. Se orar, se clamar, Deus estará comovido. E Deus está convido ao clamor da Renovação Carismática Católica!”.
O Congresso Diocesano da RCC vai acontecer em Abril de 2020 na cidade de Itapé e terá como paróquia anfitriã, a paróquia Bom Jesus.

De acordo com a coordenação, a pauta do encontro foi a avaliação das atividades do ano de 2019 e a preparação e o calendário para 2020.
Houve momento de oração, santa missa, espiritualidade, prestações de contas, confraternização, lazer e a tradicional noite cultural.
O encontro iniciou-se no sábado (07) às 7h, com a Santa Missa presidida pelo padre Ezequias Gonçalves (Assessor Eclesiástico da RCC na Diocese de Itabuna). Na oportunidade, ele disse: “Essa Assembleia é necessária e está acontecendo num momento oportuno, num clima de oração, de avaliação mas também de planejamento. É para nós, um momento gracioso, onde nós nos encontramos, refletimos, pedimos a Deus a luz do Espírito Santo para nos direcionar”.
No domingo às 7h, o Bispo Diocesano Dom Carlos, parabenizou a todos os carismáticos que estavam participando do evento e ressaltou a importância do movimento na missão que são chamados a assumir na diocese em suas respectivas paróquias.

Portal católico