BRASÃO DIOCESANO

brasao-diocese-de-itabuna

Brasão apresentado pela equipe da PASCOM diocesano à Diocese de Itabuna como símbolo oficial visual. Cada elemento propõe a um significado regional, cultural e religioso mantendo ordem, forma, cor e posição conforme leis e regras heráldicas. Dentro do escudo os elementos são dispostos criando alusão a cruz de Cristo, renovando o sentido da cruz na vida e missão da igreja e seus fiéis, que é o princípio da salvação dos homens, lugar de sacrifício de Jesus por todos nós.

MITRA – Signo presente nos brasões heráldicos eclesiásticos, em sinal do bispado territorial (Diocese), acompanhado pela cruz, símbolo do cristão católico e pelo Cordeiro, refletindo Jesus, sacrificado por nós. Por dentro da Mitra, um tom de cor mais reluzente, simbolizando a luz de Deus em nosso pastor.

Brasão Mantelado em curva, utilizado por portugueses e mais natural no Brasil, em cores metais, OURO (cores do brasão de Itabuna e referente ao cacau da região) e PRATA (representa pureza, integridade e firmeza), cores também representada no listel, onde contém o nome da diocese em vermelho que significa fortaleza.

Desenho da Cruz Processional e Báculo extraído dos instrumentos utilizados por nosso bispo na diocese de Itabuna e nas celebrações Eucarísticas.

Santíssima trindade, aquela que nos envia, sendo a base da nossa missão pastoral na Diocese, na cor negra que representa prudência e astúcia.

19 estrelas simbolizando as 19 cidades compreendidas na diocese de Itabuna. O circulo maior de 10 estrelas simbolizando a Forania Sul; O circulo menor de 8 estrelas simbolizando a Forania Norte e sendo a estrela maior ao centro representando a Forania Centro, a maior entre elas, nas cores verde que compreende o registro da zona de mata atlântica.

Zelo, lealdade, caridade, significado da cor azul que representa os signos da flor de lis, cajado, martelo, formão e serrote, instrumentos que nos recorda São José, patrono da Igreja e Padroeiro da nossa diocese.

Símbolo histórico da cultura do cacau e econômico da região, que abrange toda a Diocese, motivo que ocupa a base do escudo.

Parceiros que nos apoiam