No dia 22 de fevereiro, às 18h, com a celebração da Santa Missa da Quarta-Feira de Cinzas na Catedral de São José iniciou na diocese de Itabuna o Tempo Quaresmal. O bispo diocesano Dom Carlos Alberto presidiu a Santa Missa que foi concelebrada pelos padres Gilvan (pároco da Catedral) e o padre Tiago. Nesta ocasião foi também celebrada a abertura da Campanha da Fraternidade de 2023 cujo o tema é “Fraternidade e fome” e com o lema “Dai-lhes vós mesmo de comer” (Mt 14,16).

Em sua homilia, Dom Carlos destacou aos fiéis a importância desse novo tempo litúrgico marcado fortemente pelas práticas de jejum, caridade e oração. Conduziu a todos a uma reflexão convidando os presentes a uma  revisão pessoal de sua caminhada e na vida de uma maneira generalizada e, a partir disso buscar uma conversão verdadeira, uma mudança na vida solidificada pela crença no Evangelho. Logo após, exortou sobre o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2023 e a importância da participação de todos contra a fome. O nosso Bispo Diocesano antes de encerrar a sua homilia falou também sobre a importância das cinzas que é apenas um sinal que exige mudança de vida.

Após a homilia, chegou a hora de memento homo, quia pulvis es et in pulverem reverteris

Lembra-te, ó homem, que és pó e em pó hás de voltar” (Gn 3,19)

A Santa Missa contou com uma expressiva participação comunitária  e todos receberam as cinzas na fronte ou na cabeça simbolizando o convite para esse tempo oportuno que é Quaresma se prepararem para a Páscoa do Senhor. Uma boa Quaresma a todos.
Veja a transmissão completa desta celebração em:  https://www.youtube.com/watch?v=XF07KRKqdvY