Um decreto do Papa Francisco autorizou a transferência do título de Catedral Arquidiocesana de Aparecida da igreja Santo Antônio, em Guaratinguetá, ao Santuário Nacional de Aparecida. O documento foi enviado à Arquidiocese de Aparecida, no último dia 22 de outubro, e foi divulgado nessa semana pela instituição.

Neste sábado (12), durante a celebração das 09h, o Decreto da Congregação para os Bispos foi promulgado pelo Delegado do Senhor Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello. A celebração foi presidida por Dom Raymundo Damasceno Assis, Cardeal Arcebispo de Aparecida (SP).

“Com a transferência, fica extinto o título de Catedral do templo dedicado a Deus, em honra de Santo Antônio, na cidade de Guaratinguetá, passando, então, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida ao grau e dignidade de Igreja-Catedral da mesma Arquidiocese”, destaca o arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, em nota oficial.

Segundo o cardeal, a transferência do título para o Santuário Nacional não retira a importância da igreja matriz de Santo Antônio, em Guaratinguetá, que é a primeira igreja da Arquidiocese.

Para o reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre João Batista de Almeida, a recepção desse título indica a importância do Santuário Nacional para a Igreja arquidiocesana. “A Catedral é a igreja oficial do Bispo, o bispo não tem uma paróquia, porque todas as paróquias são da Diocese, mas ele tem uma igreja oficial, a Catedral, e tem esse nome justamente por causa da cátedra. A cátedra está ligada a autoridade episcopal, e ele é e autoridade máxima, e por isso, a cátedra dele está ali”. Segundo o reitor, o título consolida uma atitude já assumida pelo arcebispo. “Dom Damasceno sempre fez os seus anúncios oficiais e as celebrações aqui do Santuário porque ele entendeu sempre que o Santuário é a Catedral”.

620-414-0-0-3 620-414-0-0-1 620-414-0-0-2

Fonte: A12.com – Com informações da assessoria da Arquidiocese de Aparecida.

Deixe uma resposta