DIOCESE DE ITABUNA CELEBRARÁ A FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Com o tema central 

“Coração de Jesus, fonte de serviço, amor e justiça”,

a Diocese de Itabuna, em todas as suas paróquias, juntamente com seus párocos, Apostolado da Oração e MEJ (onde existe) e fiéis devotos, realizarão o Tríduo ao Sagrado Coração de Jesus, iniciando nesta terça-feira (25/06), até a quinta-feira (27/06), nos horários definidos por cada Paróquia.

No dia da solenidade do Sagrado Coração de Jesus, que será na sexta-feira de junho (28/06) haverá adoração, Missa solene e bênção do Santíssimo Sacramento.

PROGRAMAÇÃO:

  • 25/06/2019:

Lema: SERVIR AO IRMÃO COM ALEGRIA.

  • 26/06/2019:

LEMA: NA IGREJA EM COMUM PULSA UM SÓ CORAÇÃO.

  • 27/06/2019:

LEMA: UM CORAÇÃO JUSTO E MISERICORDIOSO A SERVIÇO DO BEM COMUM.

28/02/2019 : FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS!

TEMA: CORAÇÃO DE JESUS FONTE DE SERVIÇO AMOR E JUSTIÇA.


Após o encerramento de um conjunto de grandes Festas católicas como a Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Santíssima Trindade e Corpus Christi, a liturgia nos leva a contemplar o Sagrado Coração de Jesus. A Solenidade é comemorada sempre na sexta-feira da semana seguinte ao Corpus Christi.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus

A devoção ao Sagrado Coração teve início com São João Eudes e Santa Margarida Maria de Alacoque, no século XVII, embora a devoção remonte aos séculos XIII e XIV, com a primeira aprovação pontifícia no século seguinte. No ano 1856 o Papa Pio IX estendeu a festa a toda a Igreja e em 1928 o Papa Pio XI concedeu à devoção a máxima categoria litúrgica, de solenidade.

O Sagrado Coração de Jesus apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque, jovem religiosa da Ordem da Visitação, para transmitir sua mensagem de misericórdia e confiança, expressa no coração humano e divino do Verbo Encarnado. O Culto ao Sagrado Coração de Jesus obteve, a partir de então, grande impulso e espalhou-se por toda a Igreja.