E hoje as felicitações vão para a nossa amada Diocese de Itabuna!
Há 45 anos atrás, exatamente no dia 07 de Novembro de 1978 o Santo Padre o PAPA São João Paulo II cria pela bula pontifícia Benigníssimo Dei Concílio o território eclesiástico da Diocese de Itabuna, na região sul do estado da Bahia. Sendo formada por 19 municípios, fazendo fronteiras com as Dioceses de Eunápolis, Ilhéus e Arquidiocese de Vitória da Conquista, com esse ato de criação, Itabuna se torna a sede desta nova Diocese, se desmembrando da Diocese de Ilhéus. Desde sua criação 05 Bispos pastorearam essa igreja particular, atualmente está sob o governo pastoral de Dom Carlos Alberto dos Santos. Durante 45 anos, a Diocese de Itabuna anima o povo de Deus rumo ao Céu, tendo São José não só como Padroeiro da Diocese, mas também da cidade de Itabuna e da Matriz Catedral. Padres, diáconos, seminaristas, leigos e lideres de diversos movimentos, grupos e pastorais, como forças vivas, fizeram e construíram esta historia e, com entusiasmo, vem movendo e gerando vida nova no seio desta Igreja Particular.

Parabéns Diocese de Itabuna pelos seus 45 anos de existência !

Texto: Tales Bispo