A disseminação da Covid-19 afetou as tradições religiosas em todo mundo. Neste ano, o período entre o Domingo de Ramos (5 de abril) e o de Páscoa (12 de abril) será completamente diferente. Missas continuarão sendo realizadas, conforme orientação do Bispo, mas sem a presença dos fiéis, apenas transmitidas via internet, através das diferentes plataformas de redes sociais.

Dom carlos Alberto, bispo da Diocese de Itabuna, que abrange diversas cidades do sul da Bahia, publicou no dia 31/03/2020 um comunicado determinando a suspensão de todos os atos externos típicos da Semana Santa, como procissões, encenações e atos devocionais. Todas as celebrações na forania centro serão coordenadas no mesmo dia e horário com transmissão pelas redes sociais de cada Paróquia. Nas foranias norte e sul será conforme a disponibilidade em cada cidade.

Domingo de Ramos, dia 05 de abril: Que sejam celebradas as Missas possíveis já costumeiras, porém em todas as Paróquias, às 18 horas, pelos Meios de Comunicação “Facebook”, “Instagram”, etc”. Todo cristão coloque, no Domingo de Ramos, ramos nas portas de suas residências;

Quinta-feira Santa, dia 09 de abril: Às 17 horas, todas as Paróquias sairão com Jesus Sacramentado pelas ruas de suas Paróquias, abençoando o povo e, às 18 horas, Missa em todas as Paróquias, sem o povo;

Sexta-feira Santa, dia 10 de abril: Às 15 horas, Celebração da Paixão do Senhor – em cada casa arrumar um altar com Jesus Crucificado;

Sábado Santo, dia 11 de abril: Às 18 horas, Missa da Vigília Pascal – em cada casa acenda-se uma vela;

Domingo de Páscoa, dia 12 de abril às 18 horas: Arrume-se um altar com flores, com a imagem de Jesus Ressuscitado ou outra imagem de Jesus.

CLIQUE AQUI E VEJA O COMUNICADO

ASSISTA O VÍDEO DO COMUNICADO:

Dom Carlos manda uma mensagem sobre a semana Santa para toda comunidade Católica da nossa diocese