O Bispo diocesano, Dom Carlos Alberto, está realizando um período de pré-visita pastoral em várias paróquias da Diocese. Estas Visitas Pastorais assumem uma função muito importante para a ação evangelizadora que é missão do Bispo Diocesano, e constituem oportunidade excelente para criar laços, estabelecer contatos, detectar problemas, procurar soluções. Constituem verdadeiras e oportunas ocasiões de encontro, de diálogo, de celebração, de proximidade entre o pastor e os fiéis cristãos, de destruição de muros humanos (tão frequentes!) e de construção eclesial.

Por tudo isto, apresentamos neste número uma programação das visitas pastorais do nosso Bispo.

• 27.05.

Novena Paróquia Santo Antônio – Itaju do Colônia     Pe. Hugo

Visita Paróquia Nossa Sra. da Conceição – Arataca – Pe. Tony

História

Antigamente dizia-se, em geral, Visitação: é o encontro dos pastores de almas em especial dos bispos, com as suas ovelhas, (paróquias, cabido, associações religiosas, etc.) para promover o bem da comunidade eclesial. Durante a visita pastoral, sobretudo nas paróquias, costuma-se administrar o sacramento da confirmação.
A visita pastoral é obrigação pessoal do bispo diocesano, que, não podendo desempenhar-se dela, deve ao menos cumpri-la por meio do bispo auxiliar ou outros visitadores.
Em geral as visitas pastorais eram precedidas por pregação apropriada para preparar o povo. Sobretudo nos sécs. XVII e XVIII, os bispos costumavam fazê-lo com muito aparato e grande comitiva, o que se tornava bastante gravoso para os povos. Daí os frequentes pedidos para que as visitas pastorais fossem feitas por visitadores, que procedessem de forma mais simples.
O Directório Pastoral dos Bispos (1973) dá orientações para que as visitas pastorais sejam mais frutuosas para o povo de Deus. Os visitadores costumavam deixar memoriais, que se escreviam em livros próprios, para assegurar melhor o fruto da visita pastoral, e em que louvavam o bom que tinham visto e mandavam corrigir o defeituoso.
Muitos desses livros começaram recentemente a ser estudados, um pouco por toda a parte, visto que contêm elementos preciosos, para o conhecimento não só da vida religiosa, mas também da vida social, costumes, etc., dos povos.

A visita pastoral
Eu sou o Bom Pastor: Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me” João 10, 14
1. O Código do Direito Canónico prescreve, no c. 396, que “o Bispo está obrigado a visitar todos os anos a Diocese no todo ou em parte, de tal modo que, ao menos de cinco em cinco anos, visite toda a diocese, por si ou… pelo Bispo Auxiliar…”
O Bispo tem, pois, o direito e o dever de fazer a visita pastoral às Paróquias, “às instituições católicas, às coisas e lugares sagrados, dentro dos limites da diocese” (C. 397-1).

#pascomdiocesana