A Pastoral da Catequese Diocesana segue com as suas formações catequéticas nas foranias da Diocese de Itabuna. Desta vez o encontro ocorreu com os Catequistas da Forania Norte, no dia 29/05. A paróquia que acolheu os Catequistas e a Comissão Diocesana foi a Paróquia Santo Antônio, na cidade de Firmino Alves. Tendo como anfitrião o Padre José Nunes e a sua Coordenadora da Pastoral da Catequese Marinalva Souza e os demais catequistas da paróquia Santo Antônio. Eles acolheram os catequistas com muita alegria e um delicioso café da manhã. Após este momento de credenciamento e do café da manhã, deu-se inicio a formação do estudo do Intinerário Catequético, em que a equipe dos formadores Diácono Pedro Vinicius (Assessor Eclesiástico da Pastoral da Catequese), Maria Valdinete (Coordenadora), Maria Aparecida (Articuladora da Forania Norte) e Lisangela Lima (Articuladora da Forania Centro), mostraram a importância do uso do Intinerário da Catequese Diocesano com Inspiração Catecumenal dentro da diocese, cujo objetivo é desconstruir a catequese sacramentalista, hoje, para uma catequese vivenciada e celebrativa, que se pede na Iniciação a Vida Cristã (IVC), onde os Catequistas terão que utilizar os quatros tempos do IVC: Querigma, Catecumenato, Purificação e a Mistagogia. Nesta caminhada eles irão levar os Catequizandos com o encontro de Jesus Cristo, de maneira que eles se apaixonem por Jesus e assim sempre tenham sede de beber desta água e comer deste pão que lhes foi apresentado.
A Comissão Diocesana da Catequese agradece a todos os Catequistas da Forania Norte presentes, foi muito gratificante a participação de cada um de vocês. Agradece também aos párocos de cada paróquia desta Forania pelo apoio ao enviar os seus catequistas para esta formação e assim pudessem viver este momento de diálogo para a construção de uma educação da fé, que gere cristãos discípulos missionários. E mais uma vez a Padre José Nunes e Marinalva por todo carinho e cuidado para a realização desta formação.

Que o Espirito Santo nos guie na missão de ecoar a Palavra de Deus.

Diácono Pedro Vinicius
Maria Valdinete Dias