Diocese de
Itabuna

Guatemala: jovens escalam vulcão Pacaya em preparação à JMJ

Cidade da Guatemala (RV) – Estamos a 150 dias, ou a 5 meses da Jornada Mundial da Juventude de Cracóvia, na Polônia. Como é previsto, os preparativos estão mobilizando jovens de todas as partes do mundo para o evento deste ano, marcado para 26 a 31 de julho.

A peregrinação em direção à Jornada polonesa já começou há diversos meses na Guatemala, por exemplo, onde a maior parte dos 15,5 milhões de habitantes é católica. A experiência mais recente é vivida por 24 jovens do Movimento Regnum Christi que escalaram o vulcão Pacaya, de 2.552 metros de altitude. É um dos três vulcões ativos no país e fica a 50 quilômetros ao sul da capital. Eles seguiram meditando sobre as estações da Via Crucis, transportando uma cruz de 2 metros de altura.

Escalada

Paola Arroyave contou que

“enquanto transportava a cruz num dos trechos mais íngremes do vulcão, sentia como se a força estivesse me abandonando”.

Mas a oração, compartilhada com outros jovens pelo caminho, deu-lhe a coragem de prosseguir. Quando chegaram no topo do Pacaya, os jovens meditaram sobre o Evangelho de Mateus, em particular sobre o verso que o Papa Francisco escolheu como lema da Jornada de Cracóvia, que diz:

“Bem-aventurados os misericordiosos porque encontrarão misericórdia”.

Já Edgar Tortola conta que foi uma experiência única:

“Sem dúvida aprendi muito sobre o amor sem limites de Deus por nós e espero com impaciência o momento em que poderei compartilhá-lo com outros peregrinos da JMJ”.

Os depoimentos foram divulgados pelo site oficial da Jornada.

Mas os preparativos dos jovens da Guatemala não terminam aí, porque um ciclo de catequeses sobre a misericórdia vai percorrer várias cidades do país. Um grupo pastoral de jovens está organizando a atividade que será dividida em onze encontros de formação. Mais de 500 jovens estão envolvidos na iniciativa, todos unidos por um único objetivo: “A gente se vê em Cracóvia”.


Fonte: Radio Vaticano

http://br.radiovaticana.va/news/2016/03/03/guatemala_jovens_escalam_vulc%C3%A3o_pacaya_em_prepara%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_jmj/1212814

 

Curtam Nosso Facebook
Atendimento Cúria

De Segunda a Sexta 8:00h às 12:00h _ 14:00h às 18:00h Sábado 8:00h às 12:00h

R. Nações Unidas, 400 Itabuna - BA 45600-673 tel.:73 3211 3520