Esta semana que termina foi muito rica para os Povos Indígenas do sul da Bahia, em relação a sua participação nas atividades da Igreja Católica. No ultimo dia 15, as indígenas Hildeildes Pataxó Hã-Hã-Hãe de Pau Brasil pertencente a Diocese de Itabuna e Adelice Ferreira Pataxó do Prado, e o missionário Domingos Andrade do Cimi Itabuna, se somaram a outros 90 representantes de 32 povos indígenas de 09 estados do Brasil que foram a Porto Maldonado no Peru, para se encontrarem com o Papa Francisco. No dia 18/01 (Quinta Feira) participaram de uma assembleia da Rede Eclesial Pan- Amazônica – REPAM, com outros representantes indígenas de outros países da América Latina, onde discutiram problemas comuns e organizaram a elaboração de documentos que foram entregues ao Papa.

O encontro com o pontífice aconteceu na sexta-feira, 19 (às 13h30, no horário de Brasília), e fez parte de agenda de Francisco pela América Latina. Antes, ele esteve durante dois dias no Chile, onde se reuniu também com indígenas do povo Mapuche. No Peru, depois de Puerto Maldonado, seguiu para Trujillo e para a capital, Lima.

“Foi um grande encontro, não só para os povos indígenas do Brasil, mas de toda a América Latina. Sabemos que os nossos problemas, os nossos anseios e os nossos desafios são os mesmos, e é importante conhecer, se juntar e unificar ainda mais as nossas forças junto com o Papa, o grande representante da Igreja Católica”, avaliou  Iap Oro Mon, liderança indígena da região de Guajará Mirim (RO) e professora na Terra Indígena (TI) Sagarana.

Veja mais informações sobre o encontro e os documento no link a seguir: https://www.cimi.org.br/2018/01/precisamos-escuta-los-papa-francisco-diz-que-povos-indigenas-nunca-estiveram-tao-ameacados/

14º  INTERECLESIAL DE CEBs NO PARANÁ

No dia 20 durante a Festa de São Sebastião na Aldeia Caramuru o Bispo Diocesano de Itabuna, Dom Carlos Alberto, fez o envio da liderança Pataxó Hã-Hã-Hãe, Fábio Titiah para a sua participação no 14º Intereclesial das CEBs que acontecerá em Londrina/PR no período de 23 a 27 de janeiro próximo. Além de Fabinho, daqui do sul da Bahia seguirá para o encontro José Fragoso cacique do povo Pataxó, no município do Prado e Nádia Acauãn da aldeia Tukum em Ilhéus do povo Tupinambá de Olivença. A delegação aqui do sul da Bahia se encontram com uma parte da delegação do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe), na cidade de Vitória da Conquista e viajam (hoje) dia 21/01 para Londrina, outra delegação do Nordeste 3 sai de Feira de Santana.

O tema do 14ª Intereclesial será: “CEBs e os Desafios no Mundo Urbano”. Terá como lema; “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” Ex 3,7. O intereclesial é um momento marcante e significativo para as CEBs que   avalia, indica caminhos e promove a unidade das comunidades. A previsão é que participem 170 indígenas de todo o Brasil.

Itabuna, 21 de janeiro de 2018

Haroldo Heleno
Conselho Indigenista Missionário

Fotos: Tiago Miotto da Ascom do Cimi, Haroldo Heleno e Hildeildes

 

Deixe uma resposta