FORMAÇÃO SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2023

 

A Forania Centro, da Diocese de Itabuna-BA, realizou no dia 28 de janeiro de 2023, a formação para a Campanha da Fraternidade (CF) 2023. O encontro reuniu 30 pessoas representando as paróquias, Nossa Senhora da Piedade, São Judas Tadeu, Nossa Senhora da Conceição (centro) Senhor do Bonfim, Santa Inês, Nossa Senhora de Fátima, Santa Rita de Cássia, e das quase paróquias, Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora de Guadalupe. Também estiveram presentes, a Pastoral da Catequese, Vicentinos, Conselho Indigenista Missionário – CIMI, Missionárias Agostinianas Recoleta, Padre Adriano Fernandes, Seminarista Ítalo Souza, Padre Diego Americano, coordenador diocesano de Pastoral, Diácono Osvaldo Trajano, Aillane Lima, animação musical, dinâmicas Maria Elisabete Cardoso e facilitador da Campanha da Fraternidade, Domingos Andrade.

“O objetivo da formação é saber, conhecer e aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade 2023; articular a campanha nas Paróquias, e mobilizar as pastorais para trabalharem o referido tema”. Os cerca de 30 participantes, refletiram sobre a fome na perspectiva de análise do método adotado pelas campanhas. (ver-iluminar e julgar-agir-celebrar).

No “ver” olharam para a realidade da fome no Brasil; com o “iluminar” refletiram sobre a realidade à luz da Palavra de Deus e dos documentos do magistério da Igreja, e no “agir”, fortalecer as iniciativas já existentes na Forania Centro, a partir do Setor Diocesano de Caridade, buscando meios para acabar com a realidade da fome junto às famílias mais empobrecidas acompanhadas pelos diversos grupos, movimentos e pastorais.

Também estão previstas, mais duas formações com a mesma temática, nas Foranias Sul e Norte, da diocese. Acreditamos que esta seja a última vez que a Campanha da Fraternidade abordará a fome, tema já refletido nos anos (1975, 1985 e 2023) uma vez que, avaliamos, que “não é possível mais conviver com o flagelo da fome, tendo em paz a nossa consciência cristã”.

“E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus”. (Eclesiastes 3,13).

Deixe uma resposta