IV SEMINÁRIO DE LITURGIA- A MEMÓRIA DA VIRGEM MARIA NA SAGRADA LITURGIA

O Seminário foi um momento de beber, se abastecer da Sagrada Liturgia, por que rezamos e cantamos o que cremos e cremos o que rezamos e cantamos. A música Sinal de Deus entre nós, cujo o refrão é este.Rejubilai, o Povo de Deus! Cantai ao Senhor, luz da vida. Rejubilai, o Povo de Deus! Cantai co’a Mãe Aparecida.
Que possamos rejubilar as maravilhas de Deus em nossa vida e na vida da comunidade, com uma liturgia mais coerente, nós somos apenas instrumentos de salvação na comunidade na liturgia, pelas leituras, salmos, oração da assembleia… Deus fala pela liturgia, por isso temos que estar bem preparados para bem anunciar a boa nova de Deus. A liturgia é Cristocêntrico, Cristo é o cento e a cabeça da igreja, toda palavra escrita gira em torno dele a palavra é viva, por isso não podemos modificar.
Maria entra na liturgia na experiência de fé com o Pai no meio do povo, celebrar Maria é celebrar as glorias de Deus, ou seja, a manifestação de Deus por Maria ao seu povo. A oração de Maria o Magnificat em (Lucas 1, 39-56) expressa muito bem o júbilo de Maria a Deus pelas suas atitudes de fé. Abastecidos da sabedoria de Deus, fomos enviados a nossas comunidades há sermos multiplicadores da Boa Nova que é Jesus Cristo.