Diocese de
Itabuna

MENSAGEM DE DOM CESLAU AOS SEUS DIOCESANOS

Na manhã desta quarta feira, (1) de fevereiro de 2017, após o anúncio apostólico do novo Bispo da Diocese de Itabuna, Dom Ceslau Stanula envia sua mensagem a todos os seus diocesanos. Confira na íntegra:

“A todos que estão sintonizados conosco, sou Dom Ceslau, Bispo de Itabuna até agora. O direito canônico manda que cada Bispo com 75 anos, apresenta sua renúncia aos Santo Padre. Escrevi a carta como todos os Bispos, a 2 anos atrás e o Santo Padre escreveu respondendo que “aceita a renúncia e pede que eu fique na Diocese como administrador apostólico, até a nomeação de um novo Bispo”. Isso demorou quase 2 anos.


No dia 1º de fevereiro deste ano, foi publicado e anunciado a aceitação da renúncia e em seguida foi nomeado o novo Bispo, Dom Carlos Alberto dos Santos, que foi transferido da Diocese de Teixeira de Freitas. Assim ao mesmo tempo, recebi da Santa Sé, o documento nomeando-me o administrador apostólico até a tomada de posse do novo Bispo.

 


Então, passaram-se 20 anos aqui em Itabuna. Preocupamos fazer o que deveria ser feito, estar bem perto de todos, procurar realmente a animar os que sofrem e os desanimados… procurar realmente crescer a Diocese, especialmente para preparar o espaço físico para trabalhar, como conseguimos a casa para o Bispo, o centro de pastoral diocesano e assim por diante. Mas estas coisas são secundárias, o mais importante que a gente se esforçou realmente, foi que a evangelização fosse dominante nesta Diocese.
Se olhar aqui na Diocese, a gente fica contente que quase todos os padres foram por mim ordenados, também fico muito contente que a nossa Diocese se abriu para as missões. Temos atualmente um missionário que é padre Luis que está em Moçambique, padre Badacer que trabalha na Pontifícia Obras Missionárias (POM) em Brasília. Isto é uma abertura da Diocese para o apelo constante dos tempos e também um incentivo do Papa Francisco.


O novo Bispo que vem, damos às boas vindas. Ficamos contentes com a sua chegada. Conheço bem Dom Carlos Alberto, fui na ordenação dele em Sergipe e também na tomada de posse em Teixeira de Freitas. Agora, ele foi nomeado pelo Papa, como o 5º Bispo da Diocese de Itabuna.
Agora eu estarei aqui preparando a chegada do novo Bispo e depois como eu digo, “a vela da vida não se apaga.” Vou procurar a servir na igreja, no que eu puder, morando em Salvador, na minha congregação redentorista. Por isso aqui, a nossa alegria da vinda do novo Bispo e também saudade deste povo tão bom daqui de Itabuna.

E então, ainda, nos veremos. Por isso nossa alegria desde já.
A todos que Deus vos abençoe e proteja. Rezem por mim, para que eu seja fiel até o fim.
Que Deus abençoe a todos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém!

CONHEÇA A BIOGRAFIA DE DOM CESLAU

Clique na imagem

CONHEÇA O NOVO BISPO DIOCESANO

Clique na imagem

Curtam Nosso Facebook
Atendimento Cúria

De Segunda a Sexta 8:00h às 12:00h _ 14:00h às 18:00h Sábado 8:00h às 12:00h

R. Nações Unidas, 400 Itabuna - BA 45600-673 tel.:73 3211 3520