Ser atraídos e ser enviados”

Trago a todos estas palavras extraídas da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (Alegria do Evangelho) do Papa Francisco, para abordar este momento em que passa nossa paróquia, Nossa Senhora da Piedade. Onde homens preparados foram atraídos pelo chamado missionário servir o povo de Deus nesta região tão complexa e desafiadora para a Missão da Igreja.

No dia 5 de janeiro do ano de dois mil e dezoito, marcou a história da caminhada de fé desta paróquia, com a chegada dos Padres do Instituto Missionário Servos do Senhor, Pe. Frei Ivanilton Oliveira dos Santos, MsS, Pe. Frei Lucemar José da Silva, MsS, Frei Marconi Ramos Silva. Na celebração eucarística, presidida pelo bispo diocesano, Dom Carlos Alberto dos Santos e concelebrada por Dom José Edson Santana de Oliveira, bispo da diocese de Eunápolis/BA e fundador do Instituto Missionário Servos do Senhor, também presente diversos Padres diocesanos, religiosos, seminaristas, religiosas, e muitos fiéis leigos locais e de outras paróquias.

Após quase dois anos de missão, recebemos a noticia do fechamento da comunidade Servitana da Paróquia Nossa Senhora da Piedade,na diocese de Itabuna,no sul da Bahia, muitos irmãos e irmãs ainda perplexos com esta definição, pois todos aprovaram os trabalhos pastorais e a administrativo que vinha sendo desempenhado pelos Servitanos, de modo especial do Pároco Frei Ivanilton Oliveira dos Santos, MsS que neste domingo dia 15, às 19h00 presidirá a celebração da Santa Missa na comunidade Matriz Nossa Senhora da Piedade, e na segunda-feira dia 16 de dezembro de 2019, seguirá para casa mãe dos Servitanos localizada na cidade de Eunápolis/BA.

Entre nós ainda permanecerá o Pe. Frei Francisco Ediran de Sousa Nunes,MsS, Prior local e Vigário Paroquial, até o dia 05 de fevereiro de 2020, quando se encerra a missão Servitana na paróquia e diocese de Itabuna. Destacamos também as presenças de Pe. Frei Marconi Ramos, Pe. Frei Lucemar (agora Padre diocesano) Frei Everton (agora padre diocesano). A eles nossas preces e estima de sucessos em suas vidas.

Nossos sentimos de gratidão, a todos que de seu jeito procurou nos mostrar de formas e meios, como caminhar com fidelidade na estrada de Jesus. A Virgem Maria, Senhora da Piedade, abençoe a todos os Missionários Servitanos, onde quer que estejam.

“Mandai, ó Senhor, santos sacerdotes e fervorosos religiosos para Vossa Igreja”!

Em Cristo,

Por:Leigos e Leigas/Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Itabuna

Itabuna/BA, 14 de dezembro de 2019.