O anjo bom de Itabuna, frei Joaquim Camelli, se despediu dos seus filhos espirituais na manhã desta quinta-feira, 13 de julho, às 11h. O seu sepultamento foi realizado dentro da igreja matriz de Santa Rita de Cássia, a pedido dele em vida.

Às 9h, aconteceu a santa missa de corpo presente do missionário, que foi presidida por dom Carlos Alberto dos Santos, bispo da Diocese de Itabuna, e concelebrada por Dom Mauro Montanholi, bispo da Diocese de Ilhéus, além dos padres das 33 paróquias da Diocese de Itabuna; diáconos; frades capuchinho de Bahia e do Sergipe, da diocese de Jequié, Vitória da Conquista, Feira de Santana, entre outras.

A manhã foi repleta de momentos emocionantes: muitas lágrimas, homenagens e aplausos pelo reconhecimento dos importantes serviços de evangelização realizados pelo servo de Deus. Na oportunidade, o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, decretou luto oficial e concedeu a Frei Joaquim a comenda do Mérito Firmino Alves considerando o incansável engajamento do saudoso sacerdote na luta pela evangelização neste município, desde quando aqui chegou ainda na década de 50, sempre preocupado com a implantação de metodologias visando ampliar a atuação da Igreja Católica, além da contribuição do religioso no campo da educação. “São cinqüenta anos de amor e amor é para sempre”, disse o prefeito.

Frei Joaquim, servo bom e fiel, entra na alegria do seu Senhor. Frei Joaquim nos deixou mas ficará eternamente conosco o exemplo de sua dedicação, de sua entrega e confiança em Deus, sua vocação e seu zelo pela Igreja”, disse frei Liomar, ministro provincial de Bahia e Sergipe.

Vale ressaltar, que no dia 28 de Julho, dia da cidade de Itabuna, serão inaugurados 38 novos leitos no Hospital de Base e a ala receberá o nome de Frei Joaquim.

A santa missa de despedida do frei Joaquim Cameli foi transmitida ao vivo pelo portal Católico Web e retransmitida pela rádio Interativa FM 93,7 de Itabuna.

Texto Portal Católico.net

Deixe uma resposta