Neste domingo iniciamos o novo Ano litúrgico. O que é o ano litúrgico?

Diferentemente do ano civil que inicia no dia 1º de janeiro e termina no dia 31 de dezembro, o Ano Litúrgico foi elaborado pela Igreja com o objetivo de comemorar os acontecimentos marcantes da História da Salvação. Tem três grandes fazes:

  • 1ª a fase inicia com o Advento e o tempo do Natal, onde comemoramos o Mistério da Encarnação;
  • 2º Quaresma e o Tempo de Páscoa, onde contemplamos a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, junto com o nascimento da Igreja no dia de Pentecostes;
  • 3º  Tempo Comum, onde comemoramos o Mistério da Salvação como um todo.

O tempo do Advento do Ano litúrgico é o tempo da dinâmica da espera para a chegada do Salvador. Muitos de nós “pulamos” este tempo, e, logo entramos na comemoração do Natal. Sabemos que existe o Advento, mas as preocupações no trabalho, a arrumação do presépio, a compra dos presentes, fazem nos esquecer do verdadeiro sentido deste tempo. Por isso,

é preciso recordar que a principal preparação neste período deve ser interior, como disse, a dinâmica espera da vinda de Jesus. Renovar não só o ambiente externo para as festas natalinas, mas o nosso interior. Para isto nos vem de ajuda as quatro semanas de advento. 

Tenham um proveitoso ADVENTO.

Dom Ceslau

Bispo Emérito da Diocese de Itabuna


O que significa a Coroa do Advento?

Deus se faz presente na vida de todo ser humano. E, de todas as formas, Ele nos deixa sentir o Seu amor e desejo de nos salvar. A palavra Advento é de origem latina e quer dizer chegada. É o tempo em que os cristãos se preparam para a vinda de Jesus Cristo. O tempo do Advento abrange quatro semanas antes do Natal.

Atualmente, há uma grande preocupação em reavivar esse costume muito significativo e de grande ajuda para vivermos esse tempo. A coroa ou a grinalda do Advento é o primeiro anúncio do Natal. 

No centro do círculo, colocam-se as quatro velas para se acender uma a cada domingo do Advento. A luz das velas simboliza a nossa fé e nos leva à oração. Simbolizam, também, as quatro manifestações de Cristo:

1° Encarnação, Jesus Histórico;
2° Jesus nos pobres e necessitados;
3° Jesus nos Sacramentos;
4° Parusia: Segunda vinda de Jesus.

No Natal, pode-se adicionar uma quinta vela branca, até o término do tempo natalino.

Fonte: Canção nova

Deixe uma resposta