No domingo, 08/10, a Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Diocese de Itabuna, realizou o I ENDICOM – Encontro Diocesano de Comunicação, reunindo pasconeiros das foranias centro, norte e sul, contabilizando num total mais de 40 participantes. O evento, muito aguardado pelos agentes da Pascom nesta diocese, foi acolhido pelo padre Gabriel, CP, e aconteceu no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias (Itabuna, bairro Jardim Vitória).
A partir das 8h começaram a chegar os pasconeiros ansiosos por este dia que foi tão aguardado por todos e pontualmente às 8:30h com a Santa Missa presidida pelo padre Gabriel e concelebrada pelos padres José Augusto (Assessor Eclesiástico da Pascom e responsável pela Quase Paróquia em Rio do Meio, Itororó-BA) e Nerivaldo Azevêdo (Motivador da Pascom na Forania Sul e Pároco de São José, Una-BA), iniciou-se o I Endicom da Diocese de Itabuna.
Ao finalizar a Santa Missa a equipe organizadora do evento ofereceu um delicioso café da manhã para os participantes tendo em vista que a maioria saiu bem cedo de suas casas sem a alimentação devida e, teriam uma grande jornada de conhecimento pela frente. Logo após, a equipe de animação Stephane e Rafaela(pasconeira), ambas da Paróquia Santa Inês, conduziram um momento com cantos animados e de oração para o início do processo formativo.
O tema apresentado para ser o direcionador deste evento foi: “Falar com o coração, comunicar e evangelizar.” que faz referência à carta do Papa Francisco para 57º dia Mundial das Comunicações Sociais, que foi celebrado em 21 de maio de 2023.
A proposta de trabalho para este dia foi abordar um pouco dos 4 pilares que compões a estrutura de atuação da Pascom: Articulação, Espiritualidade, Formação e Produção. De tal forma que foram convidadas pessoas com capacidades e conhecimentos técnicos por estarem vinculados com os temas no cotidiano.
Antes de iniciar as apresentações dos temas, através de um vídeo, o coordenador nacional da Pascom Brasil, Marcus Tullius deixou o seu recado e incentivo para todos os pasconeiros da diocese, motivando-os a serem servidores de Cristo através de seus dons. Agradeceu à participação de todos e enfatizou que é um grande passo dado pela diocese de Itabuna na Evangelização através da Pastoral da Comunicação.
Posteriormente, o Padre Nerivaldo, trouxe a primeira reflexão do dia, dentro do eixo da Espiritualidade na qual com bastante consistência apresentou de fácil compreensão e entendimento, a Carta do Papa Francisco para 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais.
Em seguida tivemos uma abordagem On-line. Foi convidada a tratar do tema do eixo da Articulação, a coordenadora da Pascom no Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe), Kívia Matos, que de forma clara, desvendou dúvidas que existiam acerca desse tema, de qual o papel  do agente articulador na Pascom, apresentando posicionamentos necessários para a promoção do diálogo e a comunhão entre as pastorais, algo tão necessário para a nossa Igreja.
Dando sequência, chegou a vez do eixo de Formação e o tema escolhido foi a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. A escolha para tratar desse assunto tão atual e tão complexo recaiu sobre a Advogada Gabriela Mattos que demonstrou conhecimento pleno do assunto e com uma didática leve conseguiu oferecer ampla abordagem do tema o que proporcionou ao final de sua apresentação, uma concorrida disputa entre os pasconeiros para tirarem dúvidas a respeito de várias situações já experimentadas. Ao final da apresentação a advogada Gabriella Mattos se colcou à disposição para colaborar com a Pascom e o coordenador diocesano, Ivan Araújo, aproveitou a oportunidade e tempestivamente a convidou para assessorar essa Pastoral no ambiente jurídico e ela prontamente aceitou, no que foi aplaudida por todos os presentes.
Após o intervalo para um delicioso almoço, seguiu-se a programação com o quarto e tão esperado eixo de Produção. A dinâmica utilizada nesse momento, diante da variedade de opções oferecidadas por este eixo, foi dividi-lo em sub-temas, na seguinte oferta: Sub-tema 1: Os cuidados com as redes sociais da Igreja – Miguel Gustavo, vice coordenador diocesano da Pascom, apresentou uma realidade comum em boa parte das paróquias de nossa Igreja. Antes de quaisquer publicações, atentar para o conteúdo, a sua necessidade e o seu objetivo. As informações devem ser precisas e não oferecer dúvidas ao receptor, atualização dos perfis devem ser constantes e completos. Alertou ainda para o cuidado de não estar logado no perfil da Igreja e agir como se estivesse em seu perfil particular. Sub-tema 2: Produção artística para Igrejas: Evangelizando e Criando – O responsável para aplicação foi Jan Erik (coordenador Pascom Nossa Sra. de Fátima) disse que o uso correto e inteligente  na composição de uma arte  pode tocar muitos corações ao visualizá-la. Também falou sobre a importância de ser um designer CATÓLICO, ou seja, utilizar de sua experiência de fé na construção de seus projetos, isso ajudaria a transmitir a mensagem de Cristo e inspiraria pessoas a viverem o Evangelho. Sub-tema 3: Produção de texto e escrita na web Anara Passos, editora de textos e redatora do Portal Católico.net,  Ficou com a responsabilidade de dar encaminhamentos que facilitem a confecção de um conteúdo textual que alcance o leitor de maneira clara e consiga motivá-lo a fazer a leitura completa do texto. Sub-tema4: Fotografia e Liturgia – A Tiago Silva (Vice-coordenador da Pascom da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Itabuna), coube apresentar num passo a passo, comportamentos e ações do fotógrafo dentro de um ambiente litúrgico. De forma clara, disponibilizou informações que muito ajudarão os pasconeiros durante as celebrações em suas Paróquias nos momentos propícios para fotografar e posicionamento do agente.
O Padre Augusto que também é jornalista, fez a condução de todo esse eixo de produção e ao final de cada sub-tema, intervinha com observações sobre o que foi abordado. O sacerdote fez uma breve avaliação da estrutura oferecida, temas abordados e comprometimento dos participantes no evento. Disse ainda que Esse é o primeiro de muitos encontros diocesanos e forâneos que irão acontecer para unir a nossa diocese em todo o seu território forâneo. Ainda completou a importância do encontro entre pasconeiros, da troca de experiências vividas em cada paróquia e que tem a certeza de que todos sairão motivados para desenvolver as suas atividades com mais conhecimento, habilidade e responsabilidade em sua missão pastoral de evangelizar através dos meios de comunicação.
Antes de finalizar o evento, foi apresentado um vídeo do bispo diocesano Dom Carlos Alberto dos Santos que se encontrava em viagem e por isso não pôde comparecer ao I Endicom. Dom Carlos é o maior motivador da Pascom diocesana e muito tem feito em favor desta pastoral. No vídeo, ele trouxe a sua palavra do pastor que conduz suas ovelhas ao caminho seguro e as quer ver crescendo cada vez mais animadas e confiantes na misericórdia de Deus. Desejou ainda sucesso a todos os pasoneiros diocesanos e se colocou à disposição para o necessário. Finalizou abençoando e dizendo muito feliz com esta iniciativa.
Atualmente a equipe da Pascom Diocesana é composta por:
Coordenador: Ivan Araújo
Vice-coordenador: Migeul Gustavo
Secretário: Valter Júnior
Coord.Forania Centro: Anatália Machado
Assessor Eclesiástico: Padre José Augusto
Motivador Forania Sul: Padre Nerivaldo Azevêdo

 

Deixe uma resposta