PLANO PASTORAL DIOCESANO

BAIXE AGORA O ANUÁRIO 2018 > AGUARDEM!

URGÊNCIA ELEITA NA ASSEMBLEIA PARA 2018:

CASA DE INICIAÇÃO DA VIDA CRISTÃ

DIMENSÕES E PISTAS DE AÇÕES:

1. REALIZAR ESTUDOS POR FORANIA E/OU PAROQUIA PARA ESTUDO DOS DOCUMENTOS INICIAÇÃO A VIDA CRISTÃ E O RICA ATÉ MAIO DE 2018, PARA CAPACITAR E FORMAR OS AGENTES DE PASTORAL.
  2. APERFEIÇOAMENTO DO ATUAL FORMATO DE CURSO DE PAIS E PADRINHOS E A IMPLANTAÇÃO DE UM ACOMPANHAMENTO PELA PARÓQUIA ANTES, DURANTE E DEPOIS DO BATISMO, REALIZADOS A PARTIR DO ITINERÁRIO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ.
  3. MANTER A PRIORIDADE DAS PASTORAIS SOCIAIS, MOVIMENTOS CARITATIVOS E FORTALECIMENTO DO SETOR JUVENTUDE.
  4. O CONSELHO DIOCESANO DE PASTORAL DA DIOCESE DE ITABUNA IRA CRIAR UMA COMISSÃO DIOCESANA DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ PARA PENSAR O PROJETO COM METAS CONCRETAS.
  5. PRIORIZAR NAS PARÓQUIAIS O TRABALHO ARTICULADO ENTRE AS PASTORAIS, A SER VIABILIZADO E MONITORADO PELO CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL.

Porque um Plano Pastoral?

1. A elaboração de um Plano Diocesano de Pastoral é necessária para que haja uma ação evangelizadora eficaz. Deve fazer indicações programáticas concretas, levando em conta a pastoral orgânica e de conjunto, fazendo com que as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora sejam uma proposta e um serviço às nossas Paróquias.
  2. Todo processo precisa ser preparado. Uma ação que não tiver um antes, não terá um depois. Para desencadear um processo de planejamento pastoral, sua preparação começa por uma sensibilização dos membros da comunidade eclesial sobre a importância da participação de todos, resposta à exigência de uma Igreja em comunhão e participação, com o protagonismo dos leigos, em especial das mulheres e dos jovens.

OBJETIVO GERAL:

EVANGELIZAR,
a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo.

Parceiros que nos apoiam