“Os padres devem ser apóstolos da alegria” Papa Francisco.

Foi celebrada na manhã desta quinta-feira (13), na Catedral São José em Itabuna a Missa dos Santos óleos, do crisma e da Unidade, presidida por dom Carlos Alberto, Bispo diocesano e contou com a participação de mais de 40 padres desta igreja particular, além dos seminaristas que se preparam para o sacerdócio, religiosos e religiosas. Na celebração, os óleos do crisma, do batismo e dos enfermos que serão usados durante o ano, foram abençoados, por isso, dá-se o nome “missa dos Santos óleos”. Nela também, renovam-se as promessas sacerdotais proferidas no dia da ordenação, e por este motivo, também chamada “Missa da Unidade”.

A Missa dos Santos Óleos abre as celebrações especiais do tríduo pascal, durante a Semana Santa na Igreja, sempre realizada nas catedrais diocesanas, na missa vespertina.

Dom Carlos em sua homilia, medita sobre a missão do sacerdócio:

“Todos nós somos iguais, devemos fazer a obra do Senhor acontecer e não a sua. Devemos fazer a obra de Jesus pairar sobre os corações de tantos que Deus nos deu para sermos instrumentos de amor… Deve ser aquele sacerdote, segundo o coração de Cristo, o próprio Jesus nos ensinou no lava pés, gesto de amor e doação, entregou-se e lavou os pés.”

Aos fiéis, o Bispo aconselha:

“Amemos nossos sacerdotes, deem a vida aos sacerdotes, vejam o bem que eles fazem e não olhem o negativo.
Quanto apontamos o dedo para o outro… 3 voltam contra você…
Amemos querido povo, os nossos sacerdotes, deem a vida, amem, gostem, queiram bem, não sejamos falsos com seus sacerdotes, sejam dignos e fiéis.”

Por fim, Dom Carlos, reflete sobre a ação de cada óleo.
A celebração encerrou-se às 11h com a benção final.

Texto e fotos: PASCOM Diocesana

 

Deixe uma resposta