Aconteceu no dia 22 de maio o primeiro encontro presencial dos Catequistas da Forania Sul. O encontro foi sediado pela Paróquia Santa Luzia, na cidade de Santa Luzia. Os Catequistas e a Comissão Diocesana foram acolhidos pelo Monsenhor Moisés e a coordenadora da forania, Edmária Brito.  Os Catequistas viveram uma manhã de formação ministrada pela coordenadora diocesana da Pastoral da Catequese, Maria Valdinete Dias e a coordenadora da forania centro, Lisângela Lima.

O tema da formação foi: o Itinerário Catequético, que teve o inicio da sua elaboração na pandemia pela Comissão Diocesana de Catequese em 2020 e concluído em março de 2022. O Itinerário é uma proposta para os encontros da Catequese em todo território da Diocese de Itabuna. Os encontros acontecem a partir da iniciação à vida cristã, de inspiração catecumenal. Tem como objetivo a construção de uma catequese iniciática e permanente à luz das recentes orientações da Igreja, bem como preparar os catequistas a partir dos quatro tempos do RICA (Ritual de Iniciação Cristã de Adultos), proporcionando aos catequistas encontros vivenciais-teórico-celebrativos.

Sendo assim, a Comissão Diocesana da Catequese salienta que a Catequese é o ensinamento primordial da fé, não apenas da doutrina, como também da vida, despertando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação Apostólica junto à comunidade Cristã da nossa igreja que envolve aqueles (as) que  buscam os Sacramentos. Os catequistas durante os encontros irão leva-los a Jesus Cristo. Ele que é o Centro da Catequese. Por isso a Comissão propõe este novo jeito de caminhar ao encontro de Jesus Eucarístico na nossa catequese diocesana.

Na oportunidade, foi feita a eleição para escolher o articulador da Forania Sul no biênio 2022-2024. Foi eleita a Catequista Maria Aparecida, coordenadora da Paróquia São José (Una) e como vice a Catequista Alex Jamari, coordenadora da Paróquia Santa Luzia (Pau Brasil), elas irão ajudar a equipe de Coordenação Diocesana a acompanhar os desenvolvimentos das atividades da catequese neste período na Forania Sul. Este momento de partilha e formação, contou também com a presença do Padre Geovane Souza, da Paróquia São Sebastião de Camacan, que reforçou a importância de momentos formativos, da unidade dos catequistas nas suas ações catequéticas,  como  incentivou os catequistas a continuarem firmem na sua missão, mesmo diante das dificuldades que estamos passando, em um período pós pandemia. Em seguida abençoou a todos  para o retorno às suas casas.

A Comissão Diocesana da Catequese agradece a todos os Catequistas presentes  e também aos padres (párocos), de cada paróquia pelo apoio ao enviar representantes da sua Pastoral da Catequese para vivermos este momento de partilha e comunhão. Que o Espirito Santo nos guie e roguemos a Virgem Santíssima, nossa excelsa catequista e a São José, Padroeiro da nossa Diocese e da Família, que intercedam junto a Cristo por todos nós catequistas, que temos a missão de ecoar a Palavra de Deus.

Texto elaborado por Maria Valdinete Dias, Edmária Brito e Lisangela Lima (Comissão Diocesana).