Israel, como sabemos, é o nome dado a Jacó, depois da luta com o Deus, como contada em Gênesis 32,29. Os filhos de Israel, literalmente, significam aqueles que deram origem às 12 tribos, regiões nas quais foi dividida, na época dos juízes, a Terra Prometida. Com o passar do tempo “Israel” se tornou um termo mais amplo e não era exclusivamente ligado ao patriarca, mas definia a identidade do povo, recordando suas origens. Portanto, com a expressão “filhos de Israel” a Bíblia não quer dizer que se trata dos filhos carnais de Jacó, mas de todos aqueles que pertencem ao Povo Eleito.

Em geral, com “israelita” é subentendido o povo hebraico na sua unidade de fé, tradição e religião. A Bíblia usa muitas vezes “filhos de Israel”. Todavia, quando o reino unitário, guiado por Davi se divide (veja 1Reis 11,26-32; 12,1-33), nascem dois reinos na região dos hebreus: o Reino do Norte (formado por 10 tribos), chamado também de Reino de Israel ou de Samaria (era a capital) e o Reino do Sul ou de Judá, cuja capital era Jerusalém. Nesse período, com o termo “Israelita” se indicam os moradores do Reino do Norte, ou de Israel, enquanto que “Judeu” designa os pertencentes ao Reino do Sul, ou de Judá. É também nesse período que nascem as frases “rei de Israel” e “rei de Judá”.

O Brasil é um berço de diversas comunidades e movimentos nascidos no seio da Igreja Católica Apostólica Romana. Muitas delas são fundadas por leigos, religiosos e sacerdotes.

Um desses leigos fundadores é o José Iramar Almeida da Silva que juntamente com a esposa, fundou a Comunidade Católica Filhos de Israel, situada no bairro Parque Boa Vista, em Itabuna (BA). A Comunidade pertence à Paróquia Nossa Senhora Aparecida na Diocese de Itabuna e está completando 24 anos de evangelização. José Iramar concedeu uma entrevista ao Portal Católico contando um pouco sobre a história da Comunidade aniversariante. Confira!

Portal Católico: Como surgiu a Comunidade Filhos de Israel?

José Iramar: A Comunidade Filhos de Israel surgiu como um Grupo de Perseverança na Capela dos Vicentinos, no bairro de Fátima, em Itabuna, no dia 15 de fevereiro de 1994. Graças a Deus, foi dessa forma que surgiu, como um grupo pós- comunhão, e hoje, é o que é!

Portal Católico: Fale um pouco da espiritualidade e missão da Comunidade Filhos de Israel.

José Iramar: A espiritualidade da Comunidade Filhos de Israel é levar o povo de Deus à libertação. Assim como Moisés levou a libertação, em nome de Deus, ao povo hebreu, aos filhos de Israel, assim nós (a Comunidade Filhos de Israel) temos que levar a libertação das pessoas espiritualmente, mentalmente, para que as pessoas saiam da situação que estão vivendo. Para que essas pessoas possam viver uma vida renovada. Serem libertas do cativeiro espiritual.

Portal Católico: Quais são os trabalhos da Comunidade?

José Iramar: Nós temos vários trabalhos: shows musicais, palestras, pregações, eventos, cursos (como o curso bíblico), e a Pastoral da Providência, que é um trabalho que nós fazemos com as pessoas que moram nas ruas e com pessoas drogadas.

Portal Católico: A Comunidade possui quantos membros?

José Iramar: Hoje somos dez membros consagrados. E temos mais seis membros a consagrar.

Portal Católico: Como fundador, qual o sonho do seu coração?

José Iramar: É conseguir levantar esse ano, a nossa casa de missão, onde vai ter a Capela de São Miguel Arcanjo,onde vai ter o consultório médico, onde vai ter lugar para as reuniões, lugar para dar um amparo melhor às pessoas que necessitam, para as pessoas carentes, que querem escutar uma palavra, onde vai estar aberto 24h. É um sonho que está no meu coração e eu acredito que já está no coração de Deus.

Portal Católico: Qual a participação da juventude na Comunidade?

José Iramar: A participação é muito grande. Graças a Deus, os jovens abraçam a causa. Nós temos membros jovens e pessoas jovens que nos ajudam, que nos abraçam. Nós precisamos da força jovem para que possamos dar continuidade e passar o bastão porque vai chegando a hora que a gente vai chegando “na idade”. E daqui a pouco, essa futura geração é que vai assumir os trabalhos.

Portal Católico: Além de vocês, quem são os outros membros de Coordenação da Comunidade?

José Iramar: Hoje, como vice-coordenadora, tem a Dinorá. Ionara e Wendel são responsáveis pela Formação da Comunidade, Geovana é responsável pela parte financeira e outros membros fazem outros tipos de serviços.

Reportagem: Valdeni Elias

Edição de texto: Anara Passos