Visita de Dom Carlos a Paroquia de São Sebastião em Camacan

O bispo é o sucessor dos Apóstolos, é pastor! Como pastor é chamado a ser presença. O Papa Francisco em sua primeira Exortação Apostólica expressa sobre a vida e missão do pastor:

“O Bispo deve favorecer sempre a comunhão missionária na sua Igreja diocesana, seguindo o ideal das primeiras comunidades cristãs, em que os crentes tinham um só coração e uma só alma (cf. At 4,32). Para isso, às vezes pôr-se-á à frente para indicar a estrada e sustentar a esperança do povo, outras vezes manter-se-á simplesmente no meio de todos com a sua proximidade simples e misericordiosa e, em certas circunstâncias, deverá caminhar atrás do povo, para ajudar aqueles que se atrasaram e, sobretudo porque o próprio rebanho possui o olfato para encontrar novas estradas.”