A Diocese seguindo a orientação acima descrita em 23 de abril de 2022, no salão da Catedral de São José, Centro, Itabuna, Bahia realizou a criação da Pastoral do Meio Ambiente. O convite partiu do Padre Ezequias, da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, de Itabuna, que há tempos vem sonhando com a criação dessa pastoral. O encontro contou com a assessoria da Comissão da Pastoral da Terra através do agente Valderly Cazais dos Anjos, e coordenada pelo Padre. Estiveram também presentes paroquianos, servidora da Universidade Federal do Sul da Bahia, coordenação da OAB – Ordem de Advogados do Brasil de Itabuna, congregação das freiras Irmãs Agostinianas Recoletas, professoras, gestor ambiental, assistente social e de saúde, servidor dos Correios e uma representante da religião Espírita.
O diálogo aconteceu de forma bem democratica e participativa, com todos e todas bem motivados a se envolver para firmação da pastoral, ficando combinado o estudo de documentos e reflexão envolvendo questões socioambientais, ecologia e meio ambiente. O próximo encontro será em Itabuna, em 04 de junho de 2022 para estudar o documento “Laudato Si” onde, pela manhã e à tarde, haverá uma jurista que fará paralelo entre a Laudato Si e a Constituição Federal envolvendo o meio ambiente.
A Pastoral do Meio Ambiente da Diocese de Itabuna é a segunda na Bahia e a primeira é a de Bom Jesus da Lapa.