Cidade do Vaticano (RV) – Quarta-feira, 1º de fevereiro, o Papa aceitou a renúncia apresentada pelo bispo de Itabuna (BA), Dom Czesław Stanula, 77, e nomeou para conduzir a diocese Dom Carlos Alberto dos Santos, 61, transferindo-o da diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas, sediada na cidade de Teixeira de Freitas, também na Bahia.

Oriundo de Tobias Barreto (SE), estudou Filosofia e Teologia junto aos Salesianos, foi ordenado sacerdote em 21 de maio de 1983 e incardinado na arquidiocese de Aracaju. Na capital sergipana foi Reitor do Seminário Menor Sagrado Coração de Jesus; Administrador Paroquial,  Reitor do Seminário Provincial Nossa Senhora da Conceição; Assistente Espiritual da Renovação Carismática; Coordenador da Pastoral vocacional e dos ministérios; Diretor Espiritual do Seminário Menor, Pároco em várias paróquias, Responsável de formação dos diáconos; representante do clero; membro do Conselho presbiteral, do Colégio dos Consultores e do Conselho arquidiocesano pastoral.

Foi nomeado como bispo da Diocese de Teixeira de Freitas–Caravelas em junho de 2005 pelo Papa Bento XVI, atualmente Papa Emérito.

Em Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos estará à frente da diocese que compreende 19 municípios: Buerarema, São José da Vitória, Jussari, Arataca, Camacan, Pau Brasil, Santa Luzia, Una, Canavieiras, Mascote, Itabuna, Itapé, Ibicaraí, Floresta Azul, Santa Cruz da Vitória, Itaju do Colônia, Firmino Alves, Itororó e Potiraguá. É dividida em 04 regiões pastorais, sendo as Foranias: Norte (BR 415), Sul (Litoral BR101), Imaculada Conceição (centro) e São José (centro).

Sua posse se dará no dia 07 de abril de 2017 às 17h local ainda indefinido na cidade de Itabuna. Enquanto isso, o Bispo Emérito Dom Ceslau Stanula continuará atuando como administrador Apostólico da Diocese.

FONTE: RADIO VATICANA