CONHEÇA O NOVO BISPO

Saudação de Dom Carlos Alberto dos Santos ao Clero, Religiosos e Religiosas, autoridades civis e militares Pessoas de Vida Consagrada, seminaristas Leigos e leigas da Diocese de Itabuna Bahia no Brasil.

O Santo Padre Papa Francisco, me nomeou hoje bispo da Grande e bela Igreja de Itabuna. Recebi minha nomeação com temor e tremor, mas em nenhum momento perdi a confiança naquele que me chamou para anunciar o Evangelho da Alegria.

Sou Bispo, em profunda comunhão com o Sucessor do Bem-Aventurado Apóstolo Pedro, respondi sim ao Convite que Ele me fez, colocando me inteiramente nas mãos de Deus e em obediência a sua palavra.

Queridos Diocesanos de Itabuna, não tenho um projeto Pastoral para apresentar-vos nesse momento, Conheço pouco  a realidade Pastoral  dessa Diocese, mas sei que essa Circunscrição Eclesiástica tem um povo que caminha de verdade ao encontro de Cristo, Sei também que dezenas de Sacerdotes diocesanos e religiosos, e também Religiosos e Religiosas pessoas de Vida Consagrada trabalham incansavelmente  na obra da Evangelização.  Sei, que o meu muito estimado irmão no Episcopado Dom Ceslau  Stanula, desde Mil Novecentos e noventa e sete não tem medido esforços para o crescimento dessa Diocese.

Tendo em vista o envolvimento de tantas pessoas na caminhada dessa Igreja ao longo de quase quatro décadas de existência como diocese, confesso que  me sinto muito orgulhoso em poder fazer parte dessa bela história.

Quando fui escolhido para ser o Terceiro bispo de Teixeira de Freitas/ Caravelas me abandonei inteiramente nas mãos de Jesus e no dia Trinta de Setembro de dois mil e cinco, Tomei posse nessa diocese onde permanecerei como administrador Apostólico até o dia Sete de Abril.

Tendo em vista que no Dia sete De Abril do ano corrente tomarei Posse em Minha nova Igreja, desde já convido a todos os Cristãos de Boa Vontade da Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas e da Diocese de Itabuna para estarem comigo neste dia tão especial. Assim como São Paulo, sinto o Senhor dizer-me: “Não tenhas medo, nesta cidade há um povo numeroso que Me pertence” (At 18,9).

Sim queridos diocesanos, vocês pertencem a Cristo, os que residem na grande Itabuna, nos demais municípios da Diocese, nas periferias nos campos, os jovens, as crianças, os adolescentes, as moças os rapazes, os adultos, todos Vós sois de Cristo e Esse mesmo Cristo agora me envia para Cuidar de todos Vós, para Caminhar Convosco em suas alegrias e Sofrimentos.

Recebam o meu Abraço, estejam certos de minhas orações, já vos amo, porque Cristo Vos ama. Peçamos juntos ao Glorioso São José, Patrono da Igreja Universal e dessa igreja Particular, que ao lado de Maria sua Esposa Castíssima, caminhemos juntos e bem unidos ao Encontro de seu Divino Filho.

Dom Carlos Alberto Dos Santos
Bispo nomeado para Itabuna, Ba