Em sintonia com as diretrizes do DIRETÓRIO DE COMUNICAÇÃO DA IGREJA NO BRASIL (DOC 99 da CNBB) e tendo como linha norteadora o sentido de que a Pastoral da Comunicação é um elemento articulador da vida e das relações comunitárias, foi realizado na tarde deste sábado (04), na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, situada no bairro da Conceição, em Itabuna (BA), o primeiro o ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA A PASCOM – Pastoral da Comunicação, em fase de estruturação na Paróquia, que tem como padre responsável pela paróquia o Pe. Adriano Fernandes e reitor do Seminário Propedêutico na cidade e Diocese de Itabuna (BA).
Durante o período de formação, a turma pôde conhecer e tirar alguma duvidas sobre o documento 99 da CNBB.

“O Verbo encarnado, em sua comunicação, manifesta a grandeza, a profundidade e a beleza do amor de Deus à humanidade”,

ressalta o Diretório da Comunicação da Igreja do Brasil.

“Vivemos na era da informação, da internet e a Igreja deve estar atenta a esses meios de comunicação que atingem tantas pessoas. Se usados corretamente, pode ser uma valiosa ferramenta de propagação da mensagem do evangelho de Jesus”,

disse o Jornalista, Teólogo e membro da Pastoral da Comunicação da Diocese de Itabuna e na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Itabuna, Tiago Souza. Ele frisou ainda que:

“a Pastoral da Comunicação não deve ser entendida de forma isolada, apenas como um serviço que se ocupa de produzir material fotográfico, de transmissão de informações, notícias e vídeos, é incentivado por ser um lugar de testemunho e anúncio do evangelho”.

Segundo um dos agentes da Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, o grupo já está composto por 15 agentes, alguns são graduados na área de Jornalismo.

Esta formação se dar por conta de um processo de formação e implementação da Pastoral nas Paróquias que os agentes da PASCOM Diocesana vem promovendo neste 2º semestre de 2018.
Ao final do mês de julho, a primeira paróquia a receber a formação foi a Paróquia Senhor do Bonfim, em duas etapas com 7 componentes, situada no bairro Jardim Primavera, em Itabuna.

Foto: Pastoral da Comunicação / Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Texto: Portal Católico / PASCOM Diocesana