Aconteceu nos dia 25/03 e 26/03/22 a 4ª assembleia regional do Movimento de Cursilhos, sendo a abertura com a santa missa na Catedral São José, em Itabuna, 18 horas, celebrada pelo nosso bispo diocesano Dom Carlos Alberto e também assessor eclesiástico Regional do Cursilho.

O Movimento de Cursilho, em nível regional, compõe o Grupo Executivo Regional Ne 3/2, abrangendo as dioceses de Itabuna, Ilhéus, Jequié, Vitória da Conquista, Eunápolis e Teixeira de Freitas. O tema de nossa Assembleia foi Sinodalidade da missão do MCC. Que possamos fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor! DECOLORES! VIVA A VIDA!

O Movimento de Cursilhos de Cristandade originou-se em Maiorca (Espanha), na década de 40 do século passado, onde foi tomando forma como um movimento de evangelização que trata de levar a Boa Nova do amor de Deus a todas as pessoas e ambientes, especialmente aos afastados da Igreja.

Difundiu-se por diversos países e continentes, estando atualmente presente no mundo inteiro e no Brasil há 60 anos (jubileu de diamante este ano de 2022), atuando como um instrumento eficaz de evangelização em diferentes culturas e realidades sociais, contando com o reconhecimento e o apreço dos pastores da Igreja, manifestados pelo Pontifício Conselho para os Leigos, como pelos papas Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e Francisco.

A assembleia teve a participação de 90 cursilhistas, das 06 dioceses envolvidas.

A coordenação anterior era composta por Luiz Carlos Souza Vasconcelos (Lula), que exercia o cargo de Coordenador Regional do GER NE 3/2, da diocese de Itabuna, triênio 2019/2021, o qual ficou na coordenação regional até o dia 26/03/22.

Foi eleita a nova coordenação do Regional Nordeste 3/2 do Movimento de Cursilho, sendo a atual coordenação Jânio Gomes Rocha (coordenador regional – diocese de Teixeira de Freitas) e Valter Vieira de Oliveira Júnior (Vice coordenador regional – diocese de Ilhéus) e o assessor eclesiástico regional continua Dom Carlos Alberto, bispo de Itabuna, para o triênio 2022/2024.

O ex-coordenador Luiz Carlos Souza Vasconcelos assume agora o cargo de CONSELHEIRO DO GER, função atribuída regimentalmente para aquele que exerceu o cargo de coordenador do Regional do Movimento de Cursilhos (MCC).

Confira as fotos: