Neste mês vocacional, tempo privilegiado da evangelização, é chegada a SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA. Este é um tempo de graça e de renovação, oportunidade de ouro para nossas famílias cristãs refletirem a grandeza e beleza de sua vocação divina de parceira de Deus na criação, e sua importância capital como lugar de serviço a Deus pelo cuidado e serviço da vida.

Assim que mesmo na imprevisibilidade do tempo de pandemia, não sendo possível realização de reuniões maiores de partilha, e nossas costumeiras e saudosas celebrações entre vizinhos e comunidades, temos de fazer o essencial: CELEBRÁ-LA EM FAMÍLIA.

OBJETIVOS ESPECIFICOS DA SEMANA DA FAMILIA 2020:

Convocar a todos os filhos da Igreja, toda sociedade, homens e mulheres, pais e filhos, a viverem momentos de reflexão e espiritualidade acerca do papel da família nos tempos atuais.

A Semana Nacional da Família visa promover, fortalecer e evangelizar as famílias, a partir dos objetivos gerais da igreja e de atividades desenvolvidas com momentos de reflexão a luz da palavra de Deus e do subsidio “Hora da família” com os temas específicos de cada noite.

Os temas de cada dia serão aprofundados por padres da Diocese através do aplicativo Zoom com transmissão ao vivo no YouTube da Pastoral Familiar Diocesana.

1º DIA: “CELEBRAÇÃO DO DIA DOS PAIS” – Abertura: CATEDRAL DE SÃO JOSÉ, pároco: Pe. Gilvan.

O primeiro encontro traz sugestões de preces e uma oração que as finaliza, que poderão ser rezadas nas missas no dia dos pais, aproveitando para destacar a abertura da Semana Nacional da Família.

2º DIA: AMADOS E CHAMADOS POR DEUS – Desenvolvimento do tema: Pe. Elessandro (Forania Sul – Buerarema). 20h

Faz um apelo às famílias a vivenciar o tripé da ação missionária proposta pelas diretrizes da ação evangelizadora da igreja no Brasil.

3º DIA: FAMÍLIA E MATRIMÔNIO – Desenvolvimento do tema: Pe. Nerivaldo (Forania Sul – Una). 20:30h

O Sacramento do Matrimônio como primícias para a edificação da família.

4º DIA: FAMÍLIA E EDUCAÇÃO – Desenvolvimento do tema: Pe Augusto (Forania Norte – Potiraguá). 20h

Este tema faz uma reflexão acerca da importância dos Pais na Educação dos filhos dentro de uma perspectiva de transmissão de valores éticos, morais e cristãos.

5º DIA: HORA SANTA DA FAMÍLIA – Desenvolvimento do tema: Pe. Ezequias (Forania Centro – Itabuna). 20h

É um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, se for possível, realizado nas paróquias.

6º DIA: FAMÍLIA E COMPROMISSO COM A VIDA – Desenvolvimento do tema: Pe. Vinicius (Forania Sul – Canavieiras). 20h

Este tema vai discutir que é na Família lugar de promoção e construção da cultura da vida, é o primeiro ambiente onde se acolhe a vida nascente.

7º DIA: EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR. – Desenvolvimento do tema: Pe. Calazans (Forania Norte – Itapé). 20h

Este tema nos faz lembrar que na Pascoa o povo recebeu o chamado de Deus do Egito à Terra prometida, ele salvou as casas que mostravam a fidelidade da Família.

8º DIA: MISSA DE ENCERRRAMENTO. Catedral de São José. 16h

Dom Carlos Alberto