Vigésimo quarto Grito dos Excluídos com o tema “Dignidade Gera Violência, chega de privilégios”. Deu-se início na noite do último dia 03 de setembro as 19:30hs a Sessão Especial dos Grito dos Excluídos na Câmara de Vereadores de Itabuna a pedido da Diocese de Itabuna, fizeram presentes leigos (a), padres e diáconos das diversas paróquias da forania centro. A mesa foi composta pelos vereadores Ricardo Xavier como presidente da sessão, Enderson (Guinho), Marcos Brandão, o Bispo Dom Carlos Alberto dos Santos, os padres Gilvan de Oliveira, Acássio Alves, Gilmar Oliveira, José Roberto e o Leigo Davi Pedreira como relator.

Alguns dos pontos relatado por Davi e os demais da mesa foi, “política externa e interna vivemos em um momento de crise na política do nosso País com a corrupção que envolve todos escalões da política do Brasil e os grandes empresários.” Outro ponto abordado foi: “Alimentos transgênicos, o que a igreja está fazendo sobre isso? São alimentos manipulados por energia nuclear que junto com eles vem vários malefícios a saúde da população, um experimento genético de consequências tão imprevisíveis quanto irreversíveis.”

A imigração é outro ponto que preocupa os países da Europa e também o Brasil, são várias famílias deixando o seu país, sua casa, indo em busca de melhorias de vida, por que a sua terra natal entrou em guerra civil, crise política e econômica e com isso trona-se inviável viver nestes países. Muitas nações não querem receber estas pessoas com medo de doenças, intolerância religiosa, racismo.

Não podemos ir de encontro com o que cremos e pregamos das Sagradas Escrituras, temos que cuidar do órfão e da viúva, acolher os estrangeiros e sermos bom samaritanos e cuidar dos que estão a margem da como os moradores de rua.

TIAGO SOUZA SANTOS, JORNALISTA E TEÓLOGO

Google Photo