Sessão extraordinária na câmara Municipal de Vereadores em comemoração aos 300 anos da paróquia de São Boaventura de Canavieiras

No dia 27 de Abril de 2018, às 19:34 minutos foi realizada a sessão extraordinária em comemoração aos 300 anos da paróquia de São Boaventura de Canavieiras na câmara Municipal de Vereadores, onde e presidente da câmara Nilton Nascimento deu início as homenagens da noite passando a palavra para o vereador Victor Fábio Homem que falou em belas e resumidas palavras um pouco da história da paróquia de São Boaventura desde sua criação até os dias atuais, que foi aplaudido por todos os presentes.
Logo após o momento da fala do vereador Victor Fábio o presidente SRº Nilton Nascimento passou a palavra para excelentíssimo prefeito DRº Roberto Almeida, que saudou a todos com a Paz do Senhor e agradeceu a presença de todos.
Depois da fala do SRº Prefeito, foi passado para o momento das homenagens, onde o presidente da câmara de vereadores deu espaço para que o vereador Jorge Garcia iniciasse a fala homenageando o Padre José Nunes Cardoso, ele que reside atualmente na paróquia Santo Antônio de Firmino Alves. O vereador Jorge falou da vida religiosa do Padre José Nunes, em resumidas palavras, o SRº Jorge deu por encerrada a sua fala agradecendo ao homenageado entregando-lhe o diploma de honra ao mérito pelos relevantes serviços prestados á comunidade canavieirense. Depois de receber o diploma o padre José Nunes agradece a comunidade canavieirense pelas sinceras homenagens prestadas a ele.
Voltando a palavra para o SRº presidente que agradece ao Vereador Jorge e logo passa a fala para o vereador Alexandro que conta um pouco da história do padre Telmo Soares Pinto, que já foi padre da comunidade e que hoje reside na paróquia Nossa Senhora da Conceição na cidade de Arataca, o vereador Alex encerra sua fala agradecendo a padre Telmo pelos serviços prestados a comunidade e entrega para o mesmo o diploma de honra ao mérito. O querido padre Telmo agradece ao vereador e ao seu amigo padre Euvaldo, pelo convite. Falando em belas palavras seu lema de vida sacerdotal : “Ai de mim se não Evangelizar”(1Coríntios), e encerra o seu agradecimento, dando então a palavra para o presidente da câmara que agradece ao vereador Alex pela sua homenagem e passa a vez para o vereador José Carlos, conhecido pela comunidade canavieirense como Cacá Guimarães, que leu sobre a vida religiosa do padre Euvaldo Santana da Silva pároco atuante na comunidade de Canavieiras e brevemente transferido para a comunidade de Santo Antônio de Itororó, o vereador Cacá entrega o diploma de honra ao mérito ao Padre o abraça e o agradece por tudo.
Padre Euvaldo com sua simplicidade expressa em poucas palavras a sua eterna gratidão a essa comunidade canavieirense, falando um pouco de como foi seu trajeto missionário e encerra a sua fala dizendo:

“Posso ter sido um padre qualquer, mais sou o padre dos 300 anos”,

recebendo os aplausos de todos, padre Euvaldo agradece mais uma vez e encerra.
O SRº Nilton Nascimento parabeniza o vereador pelas palavras e passa a fala para o vereador Diego Dias que presta a sua homenagem ao Ministro da palavra e ministro da Eucaristia da Nossa comunidade, o SRº Cosme Santos Araújo. O vereador Diego Dias entrega o diploma e passa a vez para os agradecimentos, o SRº Cosme Santos Araújo, agradece a homenagem e fala sobre sua criação e criação religiosa dos seus filhos e netos. Dando por encerrada a fala do SR º Cosme o presidente agradece as palavras do vereador Diego e passa a fala ao vereador Paulo Carvalho, que parabenizou a paróquia de São Boaventura entregando-a então o diploma de honra ao mérito que foi recebido pelo padre Euvaldo.
Depois das homenagens, a SRº e ex-vereadora Denise Reis foi convidada pelo presidente da Câmara, o SRº Nilton Nascimento para fazer a leitura da oração dos 300 anos da paróquia, que fez com que a mesma convidasse todos os presentes para que rezarem juntos.
Logo após a leitura da oração o SRº presidente convida a todos para cantar o hino jubilar dos 300 anos e com muita alegria toda a comunidade entoou junto, cantando também o hino de canavieiras. Encerrando a sessão o presidente convida a todos a participar do coquetel preparado com carinho para os presentes.

Por Phamela Carvalho/Informações da PASCOM- Paróquia de São Boaventura
Canavieiras-Ba. Diocese de Itabuna-Ba.