Diocese de
Itabuna

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Irmãos e irmãs celebramos hoje a Solenidade de São Pedro e São Paulo, Pedro um homem simples, rude, pescador, foi escolhido pelo próprio Cristo para ser apostolo e líder dos demais apóstolos. Paulo de perseguidor dos primeiros cristãos, passa a ser um dos apóstolos, o próprio Jesus Cristo Ressuscitado que aparece a ele no caminho de Damasco e ele ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, porque me persegues? ” (Atos 9, 4).
Eles dois são as colunas mais importante de nossa igreja, neste dia também celebramos o dia do Papa, atualmente Francisco ele que é o sucessor de Pedro e chefe do colégio dos apóstolos de nossa igreja. “ Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt. 16, 18). A Igreja é a continuadora da missão salvadora de Jesus na terra através de cada cristão, é o sacramento de Jesus. Ela é o germe do Reino de Deus, que foi inaugurado por Cristo quando esteve na terra pregando a boa nova a todos, e que teremos a sua consumação definitiva na eternidade.
E cada membro do povo de Deus tem a missão, cada um a seu modo, de ser construtor do Reino de Deus a exemplo de São Pedro e São Paulo. Se constrói o Reino fazendo a vontade de Deus. E são os Papas sucessores de Pedro, os que discernem os caminhos pelos quais os cristãos devem percorrer em cada época da história dos homens, para que com fidelidade a Cristo, movidos pelo seu Espírito Santo, sejamos fielmente construtores do Reino de Deus.
São Paulo foi maior missionário do cristianismo primitivo, o Chamado “Apóstolo dos Gentios”, e pelos seus escritos tão profundos, as treze cartas que dele temos no Novo Testamento, é tido como o primeiro teólogo cristão e o “Doutor das Nações”, ele foi o apóstolo que mais difundiu o cristianismo, chegando até Roma. Ele que era Saulo natural de Traso o perseguidor, passa a ser Paulo o apostolo que mais comunicou o reino de Deus.
Nós como cristãos, estamos sendo que tipo de discipulo? Os que ouve a voz e o chamado de Cristo, como Pedro e Paulo mesmo nas brigas não deixaram de lado a sua missão, ou estamos sendo cristãos que vive para dividir o reino? Que possamos ser fieis ao chamado de Cristo, como verdadeiros discípulos da Santa Mãe igreja.
Texto: Tiago Souza Jornalista e Teólogo.

Curtam Nosso Facebook
Atendimento Cúria

De Segunda a Sexta 8:00h às 12:00h _ 14:00h às 18:00h Sábado 8:00h às 12:00h

R. Nações Unidas, 400 Itabuna - BA 45600-673 tel.:73 3211 3520