Foi em clima de festa e alegria que a comunidade Paroquial de Nossa Senhora das Vitórias, na cidade e diocese de Itabuna, no sul da Bahia, acolheu o novo pároco, o Padre Vanildo Nascimento de Jesus,CP.
O sacerdote foi empossado durante a celebração da Santa Missa na igreja matriz, presidida pelo bispo diocesano Dom Carlos Alberto dos Santos, e concelebrada pelo Padre Passionista Uildelfonso Machado de Sousa ,CP.

O rito de Posse Canônica aconteceu neste domingo (02/06), durante a Celebração Eucarística, que começou às 8h30 e foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Diocese de Itabuna e da paróquia Nossa Senhora das Vitórias, que fica situada no bairro Jardim Vitória.
Várias autoridades religiosas e políticas participaram da celebração.

Na homilia, Dom Carlos disse: “O objetivo da Igreja é salvar as pessoas. O objetivo de Jesus é reuni-los para formar uma comunidade de amor, de fé, uma família. E aqui na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias é uma família. Por isso mesmo que nós estamos aqui hoje, pedindo ao Senhor que abençoe as Suas ovelhas, que somos nós, a fim de que sejamos cada vez mais iluminados, atraídos por Jesus.”

O Rito de Posse foi acompanhado pela provisão canônica, decreto do Bispo Diocesano, e foi lida pelo Padre Uildelfonso Machado de Sousa,CP, Pároco da Paróquia Santa Maria Goretti . Além da responsabilidade e do poder religioso, foi dada ao novo administrador paroquial , a responsabilidade jurídica da paróquia e o Bispo declarou Pe. Vanildo Nascimento de Jesus, CP, empossado como novo administrador Paroquial da cidade e diocese de Itabuna, que compreende a igreja matriz de Nossa Senhora das Vitórias e todas as suas comunidades.

O Padre se posicionou na frente do Bispo, ao lado do altar, e fez sua profissão de fé e juramento de fidelidade.
Antes da proclamação do Evangelho, o novo sacerdote recebeu o livro dos Evangelhos das mãos do senhor Bispo, uma vez que é o seu dever anunciar e pregar a Palavra de Deus a todos os seus paroquianos. Após esse momento, se dirigiu ao ambão para a proclamação do Evangelho.

O padre Vanildo renovou suas promessas já feitas ao Bispo no dia de sua ordenação sacerdotal. E foi novamente interrogado para que manifestasse publicamente sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da paróquia que lhe foi entregue. Ele também recebeu do senhor Bispo, diversos objetos e instrumentos para que com eles, possa desempenhar sua missão de pastor e guia, garantindo para os fieis, os Sacramentos tão indispensáveis. Ao receber a chave do sacrário, ele o abriu, fazendo uma breve adoração. Também recebeu o óleo dos catecúmenos, pois entre os ofícios do padre, está o de administrar o Batismo, fazendo das pessoas, novos filhos de Deus, renascidos pela graça do Espírito Santo.

Por fim, recebeu a estola roxa, pois uma das tarefas mais importantes do padre, consiste em administrar o Sacramento da Penitência, pois é por meio desse sacramento que é realizada a reconciliação dos pecadores com Deus. A Ata de posse canônica foi lida por uma das paroquianas, a Sra. Silvia Oliveira Araújo.

Dom Carlos Alberto em suas palavras, agradeceu ao Pe. Gabriel de Jesus pelo belíssimo trabalho de evangelização que foi realizado por ele, mas que por motivo de saúde, precisou se afastar. O Pe. Vanildo também agradeceu ao sacerdote Gabriel de Jesus.

Na oportunidade, padre Vanildo disse: “Deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo. Porque o Espírito Santo nos auxilia a resgatar o tesouro que reside em nós. Com sincero agradecimento no Espírito Santo , reconheço a dedicação da Congregação Passionista por continuar sua missão na paróquia, confiada pelo amado bispo Dom Carlos”.

Ao final da Celebração Eucarística, o comentarista deu as boas-vindas ao novo padre com uma breve saudação.

 

Texto: Portal Católico
Fotos: Valter Jr./Pascom