Encontro na Paróquia Santa Luzia reuniu futuros ministros de diversas paróquias em preparação para a instituição que ocorrerá durante a Semana dos Catequistas, em agosto.
SANTA LUZIA (BA) – Em preparação para um marco histórico na evangelização regional, a Paróquia Santa Luzia recebeu, no último sábado, 18 de julho, o Retiro Espiritual com os candidatos ao Ministério de Catequista das diversas paróquias que integram a Forania Sul da Diocese de Itabuna.
O encontro reuniu homens e mulheres que serão solenemente instituídos em suas respectivas comunidades no próximo mês de agosto, no contexto das celebrações da Semana dos Catequistas.
Espiritualidade e Condução Pastoral
O retiro foi conduzido pelo Padre Roberto Silva Souza, SAC, vigário da Paróquia São Sebastião, em Camacan. Ao longo do dia, o sacerdote mediou momentos de profunda reflexão, oração e escuta da Palavra de Deus, fortalecendo a vocação daqueles que assumem a missão de transmitir a fé católica.
O evento contou ainda com o acompanhamento da Coordenação Diocesana da Catequese e de importantes lideranças da região:
- Padre Josafá Souza, SAC, Vigário Forâneo da Forania Sul, esteve presente transmitindo orientações práticas e pastorais aos futuros ministros;
- Padre Renaldo Júnior, referencial pastoral para a catequese na Forania Sul, também acompanhou de perto as atividades e encorajou os catequistas no serviço comunitário.
Comunhão e Preparação para Agosto
A experiência proporcionou um clima de intensa espiritualidade e fraterna convivência entre os agentes de pastoral. A instituição formal do Ministério de Catequista — documento reafirmado pela Igreja para valorizar o serviço leigo na transmissão da fé — representa um momento de maturidade eclesial para a diocese.
Com o coração renovado e fortalecido pela oração, os futuros Ministros Catequistas agora concluem o itinerário de preparação para o rito litúrgico de instituição que movimentará as paróquias do sul da diocese no próximo mês.

