A DIOCESE DE ITABUNA — Criada pelo santo Padre, o Papa João Paulo Il, no dia 07 de novembro de 1978, pela Bula Benigníssimo Dei Concilio foi desmembrada integralmente da Diocese de Ilhéus.

Com a criação da Diocese de Itabuna, a Matriz São José passou a ser a Catedral Diocesana — a Igreja Mãe de todas as Igrejas paroquiais da Diocese.
De acordo com o Cânon 369 do código do direito canônico: “A Diocese é uma porção do povo de Deus, confiada ao pastoreio do Bispo com a cooperação do presbitério, de tal modo que, unido-se a ela ao seu pastor e, pelo Evangelho e pela Eucaristia — reunida por Ele no Espírito Santo — Constitua uma Igreja particular na qual está verdadeiramente presente e operante a Igreja de Cristo — Una, Santa, Católica e Apostólica.

A Diocese de Itabuna está compreendida em sua geografia pastoral desta forma: A cidade de Itabuna sendo a Forania Centro (contendo 14 Paróquias). E outras 02 Foranias – A Forania Sul (seguindo a BR 101 e um pouco da faixa litorânea é composta por 11 Paróquias) e a Forania Norte (seguindo a BR 415 é composta por 08 Paróquias).

• População da Diocese: 2019 = 459.711 hab
  • Superfície: 10.692 km²

OBS: Houveram perdas em muitos municípios que formam a Diocese provocado pelo êxodo urbano na busca, sobretudo, por emprego.