ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

Fique por dentro

da diocese

Diocese

Paróquia Santo Antônio acolhe Visita Pastoral Canônica de Dom Jailton de Oliveira Lino em Itaju do Colônia

Entre os dias 7 e 9 de agosto, a Paróquia Santo Antônio, em Itaju do Colônia, viveu momentos de fé, comunhão e proximidade com a realização da Visita Pastoral Canônica conduzida pelo Bispo Diocesano, Dom Jailton de Oliveira Lino. A programação intensa contou com encontros comunitários, visitas a órgãos públicos, projetos sociais e momentos litúrgicos com os fiéis.

Recepção, autoridades e ação social (Sexta-feira)

A acolhida ao bispo ocorreu no salão paroquial, liderada pelo pároco, Padre Martins, acompanhado por membros do Conselho Paroquial, fiéis e representantes das Polícias Militar e Civil.

Na sequência, Dom Jailton cumpriu agenda institucional na Prefeitura Municipal, onde foi recebido pelo prefeito Elder Fontes e secretários. O bispo também visitou as sedes do CRAS e do CREAS, oportunidade em que conheceu o Grupo Vida Feliz, voltado ao acolhimento de mulheres da terceira idade.

O itinerário social incluiu a Associação Dulces — entidade beneficente inspirada em Santa Dulce dos Pobres que atua em prol de pessoas em vulnerabilidade social. Na ocasião, foram apresentados dois projetos locais: o Ballet Social Pedrinhas Preciosas e a Fábrica de Costura das Dulces, cooperativa focada na geração de emprego e renda para as mulheres do município.

No período da tarde, a comitiva visitou a Pedreira Marmífera para conhecer o processo de extração mineral da região. O primeiro dia de visita foi encerrado com a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz.

Proximidade com as famílias, saúde e juventude (Sábado)

As atividades do sábado começaram no salão paroquial com o Encontro das Famílias. Logo após, o bispo esteve no hospital local para abençoar os profissionais de saúde e funcionários de plantão.

À tarde, a programação seguiu para o distrito de Palmira. A recepção ocorreu na Capela Santa Luzia, de onde lideranças e fiéis caminharam até a Igreja da Comunidade Nossa Senhora da Conceição. No local, Dom Jailton conduziu um encontro com crianças, adolescentes e jovens, além de realizar visitas e bênçãos a enfermos e famílias da localidade. O dia terminou com a Santa Missa na comunidade.

Diálogo pastoral e encerramento (Domingo)

O último dia da visita pastoral teve início com a Santa Missa na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Parque dos Rios, seguida de visitas a famílias do bairro e do centro da cidade.

No período da tarde, Dom Jailton esteve reunido com o Conselho Pastoral Paroquial para um momento dedicado à escuta ativa, partilha e orientações para a caminhada da paróquia. A Visita Pastoral Canônica foi oficialmente concluída no domingo à noite com a celebração da Santa Missa na Matriz de Santo Antônio.

Fotos e vídeos – Pascom Santo Antonio

Facebook
Twitter
LinkedIn
X
WhatsApp
Telegram