De 19 a 21 de maio de 2023, aconteceu na Arquidiocese de Vitória da Conquista a Assembleia da Dimensão Bíblico-Catequética do Regional Nordeste 3, com o tema central “Ser catequista, resposta a um chamado de Amor .”

O evento foi sediado na Legião de Maria, Bairro Patagônia, próximo ao colégio Monte Tabor. Lá estiveram reunidos 23 representantes das Arq/Dioceses da Bahia e Sergipe. A Diocese de Itabuna foi representada pela coordenadora da Pastoral da Catequese, Maria Valdinete Dias dos Santos. O bispo referencial para catequese, Dom Genivaldo Garcia, bispo de Estância(SE), participou de maneira remota, se colocando à disposição para o serviço pastoral reforçando que deseja caminhar junto com a Dimensão bíblica, destacando que ser catequista é uma vocação.

“Deus nos chama à uma vocação, ser catequista é a resposta de amor a este chamado”, Dom Genivaldo Garcia.

Ele destacou ainda a importância da sinodalidade e de poder estabelecer uma pastoral de conjunto, principalmente criando vínculos e proximidades com os movimentos e pastorais que trabalham com o público jovem.

A Assembleia contou com momentos formativos sobre a vocação do catequista e a importância do trabalho da Catequese com pessoas com deficiência. Estes momentos foram assessorados pelos Padre Tiago, Padre Edson, Padre Adriano e a Catequista Fátima . Ao longo dos dias houveram ainda mesa redonda e partilhas com os sub-regionais. Também foram dados os encaminhamentos para o 4º Nordestão e Catequese Renovada, ambos encontros de Catequese que acontecerão neste ano. A Assembleia concluiu com a Missa de envio das Catequistas, que foi presidida pelo Arcebispo de Vitória de Conquista, Dom Josafá Menezes, na Capela das Irmãs Medianeiras da Paz, ao lado do espaço, que acontecia o evento.