Neste artigo da  “Palavra do Pastor”, dom Carlos Alberto  dos Santos, bispo da diocese de Itabuna, fala sobre a Quaresma e Campanha da Fraternidade 2020.

Nesta  quarta-feira, dia 26 de fevereiro, a Igreja celebra a Quarta-feira de Cinzas, dando início à Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa. É o primeiro dia da Quaresma, ou seja, dos 40 dias nos quais a Igreja chama os fiéis a se converterem e a se prepararem verdadeiramente para viver os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo durante a Semana Santa.
A Quarta-feira de Cinzas é uma celebração que está no Missal Romano, o qual explica que no final da Missa, abençoa-se e impõe-se as cinzas obtidas da queima dos ramos usados no Domingo de Ramos do ano anterior.
A cinza, como sinal de humildade, recorda ao cristão a sua origem e o seu fim: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra” (Gn 2,7); “até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás” (Gn 3,19).

Confira a mensagem do bispo!

“Na Quarta-feira de Cinzas nós iniciamos a Quaresma, que são 40 dias de preparação para a Ressurreição. E na Quarta-feira de Cinzas, todo nós recebemos, quando participamos da Celebração Eucarística, uma palavra muito importante: Convertei-vos e crede no Evangelho. É tempo de reparar, é tempo de reviver, é tempo de voltar às origens, de deixar Jesus tomar conta do coração humano. E nós estamos com a Campanha da Fraternidade 2020, com este grande tema: Viu, sentiu compaixão e cuidou dele. Assim fez nossa grande e amada Santa Dulce com o tema Fraternidade,  vida, dom e compromisso.

Nós temos esse encontro justamente na abertura da Campanha da Fraternidade, mostrando que nós precisamos fazer a conversão no coração. Viu, sentiu compaixão, e cuidou dele, sobretudo dos nossos pobres, da nossa gente. O pobre interno e o pobre externo, que não tem voz, nem vez, nem alimentação, e muitas vezes, nem dignidade. E nós precisamos dar dignidade à essas pessoas, precisamos respeitar essas pessoas, e ver o dom que Deus lhe deu, para que nesse compromisso, ele também possa sentir-se amado, abraçado, por todos nós. Então teremos nossa Campanha da Fraternidade, começando agora no dia 26, com a nossa Quarta-feira de cinzas, e que vai até o mês de abril, quando nós teremos o Domingo de Ramos no dia 5 de abril, encerrando-se assim, o período dos 40 dias, mas na Semana Santa, nós iremos viver a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Então, esteja você preparado, faça seu exame de consciência. Quarta-feira de cinzas é dia de jejum e abstinência.

Se você quiser fazer outro dia, pode ser feito na quarta e na sexta. Mas, sobretudo, na sexta-feira santa estamos convidados a fazermos o nosso jejum, a nossa abstinência em preparação para a Festa da Ressurreição em nossas vidas. É tempo de oração, de parar, de refletir, é tempo de rever a caminhada, e deixar Jesus trabalhar dentro de seu ser. O pecado sempre vai acontecer no coração humano, principalmente para àqueles que se fecham para as  graças de Deus. Deixe que a graça de Deus renove a sua vida, para que você possa ser este homem, mulher, sentindo-se amado, abraçado por Deus.

Quaresma é tempo de penitência, tempo de reconciliação com Deus e com os irmãos. É tempo de renovar o seu sim para com Deus. Aproveitemos a oportunidade dessa Campanha da Fraternidade. Deixe que o Senhor transforme o seu ser, o seu coração, não deixe que o pecado, que o ódio, que o rancor, domine a sua vida. Seja sincero, seja honesto e seja de Deus. Assim, você fará a renovação na sua vida e na vida da comunidade. Deus te abençoe!”, disse Dom Carlos.

Deixe uma resposta