A Pastoral Familiar da diocese de Itabuna, no sul da Bahia, promoveu a primeira atividade prática em 2020, na Forania Centro: “A Escola da Família”.
O evento foi realizado na Catedral Diocesana de São José e reuniu agentes da Pastoral Familiar, membros de outras pastorais e movimentos de vários bairros de Itabuna, que é  composta por 14 paróquias na cidade.
O evento foi aberto para todas as famílias itabunenses e  foi composto de  momentos de orações e espiritualidade, além de palestra com o tema: “Família, casa da Palavra”.
Os palestrantes abordaram vários assuntos como: matrimônio, filhos, entre outros assuntos relacionado às famílias.
O casal Paulinho e Cássia, membros da Pastoral Familiar e do ECC da diocese, foram um dos palestrantes.
Na palestra, Paulinho ressaltou a importância do perdão no seio familiar: “Para falar sobre família, temos que falar também sobre a casa e a palavra de Deus. Depois da leitura da palavra de Deus, temos o objetivo de transformar a nossa vida, refletir aquilo que Deus quis falar para nós, colocar a palavra em prática. Nós temos que buscar a transformação na família como um todo. Família é lugar de perdão. Não existe família perfeita, todos nós sabemos disso. Não casamos com uma pessoa perfeita, nem temos filhos perfeitos. Por isso, não há uma família saudável sem o exercício do perdão. O perdão é vital para nossa saúde emocional e sobrevivência espiritual. Sem perdão, a família se torna uma arena de conflitos e mágoas. Sem perdão, a família adoece”.
Segundo o coordenador diocesano da Pastoral Familiar, este evento acontece pela primeira vez na cidade e previsto para acontecer uma vez por mês. O projeto pode ser implantado também nas Foranias Norte  e Sul.
A benção do Santíssimo Sacramento marcou o encerramento do evento.