No último dia 20 de abril, na Paróquia Nossa Senhora das Graças no bairro Jaçanã, a Cáritas Brasileira através de suas equipes nacional e local deu continuidade ao programa Resposta Emergencial que é um posicionamento da Igreja Católica em decorrência aos acontecimentos ocorridos em dezembro de 2021 em várias cidades do sul, extremo sul da Bahia e Minas Gerais, com centenas de famílias desabrigadas, atingidas pelas fortes chuvas na região.
A Cáritas é uma organismo da CNBB(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) direcionada ao atendimento dos menos favorecidos e, no caso específico, minimizar todo o sofrimento das famílias que perderam tudo ou quase tudo que possuíam em suas casas e necessitam de forma urgente retornar a uma vida normal com todos os direitos comuns aos cidadãos. Através de um olhar aos mais vulneráveis, uma seleção foi feita e o cadastramento das famílias mais atingidas e, de forma muito criteriosa, observando por exemplo, famílias em que as mulheres eram as responsáveis pela manutenção da casa, possuíam pessoas idosas e portadores de deficiências entre outras.
Para Itabuna serão um total 380 famílias beneficiadas com o cartão multipropósito num valor de R$ 3.000,00 cada um para serem utilizados de maneira que tenha um efeito positivo e imediato, minimizando assim todo o sofrimento com as perdas materiais que tiveram com o acontecido. No dia 20 de abril foi a vez de 50 famílias do bairro Jaçanã e imediações serem contempladas e esse recurso poderá ser utilizado para minimizar os grandes prejuízos para dezenas de famílias que perderam móveis, eletrodomésticos e até mesmo casas que não tem mais condições de serem habitadas sem uma devida reforma. A realização desse programa contou também com os recursos advindos da Cáritas Brasileira, Cáritas Bélgica, Cáritas Suiça e União Européia.