Diocese de
Itabuna

I CONGRESSO MISSIONÁRIO CNBB NE3-SUB-REGIÃO VI

O primeiro Congresso Missionário teve inicio com a santa missa Presidida por Dom Edson, Bispo da Diocese de Eunápolis e referencial da CNBB da missões no NE3 Sub-Região VI, Dom Mauro da Diocese de Ilhéus e Dom Carlos da Diocese de Itabuna e demais Padres das dioceses que pertence ao sub-regional VI.
Ao olharmos as urgências definidas como prioridades na Região Pastoral 6 do Regional Nordeste 3 (Dioceses: Itabuna, Ilhéus, Eunápolis e Teixeira de Freitas) a partir dos anuários de cada uma dela, percebemos que cresce a consciência da missão que brota do seguimento de Jesus Cristo, suscitada já na graça do batismo. Ela se realiza em meio aos desafios de nosso tempo. Trata-se de uma vocação! O chamado que nos é feito aponta-nos para o momento de uma real fecundidade e uma profunda alegria na realização da missão. O eixo central desta missão reside na evangelização. Assim, este momento que nos é dado viver constitui-se numa oportunidade ímpar para reassumir com vigor o seguimento de Jesus Cristo e a urgência da evangelização. Ressoam fortes as palavras do apóstolo Paulo: “Anunciar o Evangelho não é título de glória para mim. É, antes, uma necessidade que se me impõe. Ai de mim se não evangelizar!” 2 Evangelizar não é senão a tomada de consciência da missão que Cristo confiou à Igreja.
É neste sentido que viemos convocar a todos (as) Padres, Irmãs e Irmãos Religiosos, Pastorais, Grupos, Movimentos, Associações, Serviços, todas as forças vivas das nossas Dioceses a concretizarmos conjuntamente o nosso I CONGRESSO MISSIONÁRIO DA REGIÃO PASTORAL 6, que está sendo realizado no período de 11 a 13 de agosto de 2017, no Centro Diocesano de Pastoral, no Bairro Jardim Vitória em Itabuna. O Congresso tem como tema: “A Alegria do Evangelho numa Igreja em estado permanente de Missão” e lema motivador: “Como o Pai me enviou também vos envio” (Jo 20.21). O Congresso tem aproximadamente 120 participantes das 04 Dioceses.
O Congresso tem como Objetivo Geral: Impulsionar as Igrejas no Brasil para um dinamismo de saída e caminhar juntos no testemunho da alegria do Evangelho, da comunhão e do profetismo, no compromisso com “as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens e mulheres de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem” (GS 1). E tem ainda como objetivos específicos: 1)Preparar o 4º Congresso Missionário Nacional que será realizado no período de 07 a 10 de setembro de 2017, no Colégio das Damas, Bairro das Graças, Zona Norte de Recife e também já encaminhar os preparativos para o 5º Congresso Missionário Americano (CAM-5) que acontecerá nos dias 11 a 15 de julho de 2018 na Bolívia; 2) Aprofundar o compromisso com a proposta da Igreja em saída; 3) Promover a integração das forças missionárias da Igreja do Brasil; 4) Incentivar a cooperação intereclesial e a missão ad gentes e, finalmente, celebrar a caminhada missionária da Igreja do Brasil.
Texto: (Aroudo, edição e fotos Pascom)

Curtam Nosso Facebook
Atendimento Cúria

De Segunda a Sexta 8:00h às 12:00h _ 14:00h às 18:00h Sábado 8:00h às 12:00h

R. Nações Unidas, 400 Itabuna - BA 45600-673 tel.:73 3211 3520