No último domingo 22/05 a Pastoral Familiar da diocese de Itabuna realizou o Seminário Diocesano: Amar, Perdoar e Recomeçar.
O evento iniciou com a Santa Missa presidida pelo Padre Luiz (Itajú do Colônia), assessor eclesiástico desta pastoral. Com a inspiração do Espírito Santo, no primeiro momento formativo, o Diácono Alberto falou sobre o Capítulo IV da Exortação Apostólica Familiaris Consortio do Papa São João Paulo II e debateu a realidade e os desafios de ser família católica no mundo secularizado de hoje.
De maneira prática demonstrando que a vida em Cristo não é fácil, MAS É POSSÍVEL! O casal Genimário e Simone deu um testemunho de vida baseado na Exortação Apostólica Amoris Laetitia do Santo Padre, o Papa Francisco. Momento inspirador que levou a todos os presentes a uma reflexão de que “só depende de cada um” para que o possível aconteça.
Continuando o trabalho formativo, o assessor nacional da Pastoral Familiar, o Padre Crispim Guimarães, de maneira leve e dinâmica, apresentou como basear o trabalho da pastoral em defesa da vida, do seu início ao fim natural. Abrilhantou ainda mais um dia que já estava especial.
Após o almoço, o querido amigo Padre Ezequias foi o enviado pelo Espírito Santo para falar sobre o tema do seminário: Amar, Perdoar e Recomeçar. Foi como testemunhar o amor e o poder de Nossa Senhora agindo entre os servos do Seu filho.
Maria guardava tudo em Seu coração, as coisas boas Ela ficava e as ruins jogava fora
Pe. Ezequias
Como sempre, um casal alegre, ungidos de Deus, o Diácono Othon e Andréa fez uma dinâmica baseada no tema. Vamos amar mais, perdoar mais e deixar o poder de Deus agir em nossa família. Lindo!
O encerramento foi conduzido pelo sempre disponível, o Diácono Ailton que presenteou a todos os presentes com uma lindíssima Benção do Santíssimo Sacramento.
A animação do seminário ficou sob a responsabilidade de Hosana da Comunidade de Aliança Santa Cecília que durante todo o dia com músicas bem escolhidas contribuiu para o sucesso do evento.
“Enraizados e edificados Nele, inabaláveis na fé em que fostes instruídos, com o coração a transbordar de gratidão!” Colossenses 2, 7
Texto: Júlio e Kátia – Coordenação Diocesana
Fotos: Pastoral Familiar