Diocese de
Itabuna

Missa celebra aniversários de ordenação dos diáconos permanentes da Diocese de Itabuna

Na noite desta quarta-feira 26 de dezembro, às 18h, na Catedral Diocesana de São José, em Itabuna (BA), o bispo Dom Carlos Alberto dos Santos  presidiu a Missa em Ação de Graças pelos aniversários de ordenação dos diáconos permanentes da Diocese de Itabuna. A celebração eucarística foi concelebrada pelo pároco da Catedral de São José, Padre Gilvan Oliveira, pelo  Frei Renato Fazi, e pelos diáconos permanentes.

Na oportunidade, Dom Carlos disse:

“Parabéns aos nossos diáconos! Deus abençoe a todos vocês Sejam perseverantes, agradeçam a Deus pelo dom da vida, pelo dom da vocação e por essa bela missão”.


 A cerimônia também contou com a participação de esposa, filhos, familiares e amigos dos diáconos. A diocese de tem oito diáconos permanentes atuantes. O Diácono José Araújo Filho completou hoje 25 anos e os diáconos Ailton Matos e Trajano Osvaldo Oliveira Ribeiro completará nove anos em Abril de 2019. Nesta data, cinco diáconos completaram três anos de serviço à igreja. São eles:  Othon Dantas Neto, Sandoval Pinheiro Farias, Esmeraldo  Pio Sardinha Erisvaldo Jose da Silva e Joaquim Moreira Filho.

Vale ressaltar que vocação é antes de tudo, dom de Deus e da Igreja.E assim, como padres  e bispos, existe também a vocação ao diaconato permanente. Muitas vezes confundido com “um padre casado”, uma inverdade que precisamos corrigir. O diácono permanente pode batizar, levar o viático, assistir casamentos e presidir funerais, e talvez seja esse o motivo dessas dúvidas que ocorrem com alguns fiéis. O ministério eclesiástico compreende três graus do sacramento da ordem sacerdotal: os bispos, os sacerdotes e os diáconos. Enquanto os bispos e os padres participam ministerialmente do sacerdócio de Cristo, a ordem do diaconato permanente tem a função de ajudar e servir aos bispos e presbíteros.

Fonte: Portal Católico
Fotos: Portal Católico

Curtam Nosso Facebook
Atendimento Cúria

De Segunda a Sexta 8:00h às 12:00h _ 14:00h às 18:00h Sábado 8:00h às 12:00h

R. Nações Unidas, 400 Itabuna - BA 45600-673 tel.:73 3211 3520