Diocese de
Itabuna

Diocese de Itabuna recebe seu novo bispo

Em uma cerimônia marcada pela beleza, emoção e fé, na última sexta-feira (07), uma multidão acompanhou a posse de Dom Carlos Alberto dos Santos como 5º bispo da Diocese de Itabuna, cerimônia que teve início às 16h com uma carreata partindo da residência episcopal, no alto do Góes Calmon, até a Catedral São José. Chegando à Catedral de São José, Dom Carlos foi recebido pelo bispo emérito itabunense, Dom Ceslau Stanula, e prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, iniciando o ato cívico, com o hasteamento das bandeiras e pronunciamento do Prefeito, que o entregou – simbolicamente – a chave da cidade.

A Catedral permaneceu lotada por autoridades civis e eclesiásticas e milhares de fiéis e representantes da sociedade civil organizada, numa cerimônia que durou pouco mais de duas horas e meia.  Havia fieis sentados, em pé, além dos que assistiam através do telão instalado na área externa da igreja.

Caravanas de várias cidades da região estiveram presentes para acompanhar a cerimônia, principalmente da cidade de Teixeira de Freitas, na qual Dom Carlos Alberto atuou por 12 anos como bispo. Muitos prelados de cidades baianas e de outros estados se fizeram presentes para prestigiar a solenidade que marcou a história da Diocese de Itabuna. Também se encontravam ali os familiares do novo bispo itabunense.

Dom Carlos Alberto dos Santos assumiu o cargo de bispo da Diocese de Itabuna, substituindo a Dom Ceslau Stanula. À multidão, ele pediu para que reze por ele. Afirmando ser um bispo feliz e realizado, ele suplicou a Deus que possa conduzir a Diocese com a lição de Jesus Cristo de ser um bom Pastor. “Eu vim para fazer a vontade do Senhor e fazer ecoar as palavras de Deus nos corações das pessoas”, pontuou.

Ainda em súplica, o bispo pediu a Deus segurança e que o ampare nos momentos de dificuldades. Ele agradeceu a presença e tantos irmãos no episcopado (líderes religiosos) que se fizeram presentes, ao Papa Francisco por ter o escolhido para ser o bom pastor da Diocese de Itabuna. Dom Carlos agradeceu ao bispo emérito, Dom Ceslau, e a seus familiares por estarem presentes. Por fim, em sua homilia, o novo bispo pediu à Nossa Senhora e São José que o conduza a Cristo para seguir em frente na causa do Senhor Jesus.

 

O Bispo

Dom Carlos Alberto dos Santos é o quinto bispo da  Diocese de Itabuna. O anúncio de sua escolha pelo Papa Francisco para assumir o cargo de bispo da Igreja Particular itabunense aconteceu no dia 01 de fevereiro de 2017. Nascido em Tobias Barreto, Sergipe, Dom Carlos tem 61 anos de Idade e foi ordenado padre em 21 de maio de 1983.
Foi nomeado como bispo da Diocese de Teixeira de Freitas–Caravelas em junho de 2005 pelo Papa Bento XVI, atualmente Papa Emérito.
Em Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos estará à frente da diocese que compreende 19 municípios.

 

Os bispos presentes

Nesta solene celebração, este presente os seguintes bispos: Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, Arcebispo de Salvador, Primaz do Brasil e Vice-Presidente da CNBB, Dom Ceslau Stanula, Bispo Emérito da Diocese de Itabuna-BA, Dom João José Costa – Arcebispo de Aracaju-SE, Dom  Carvalho – Bispo da Diocese de Caetité-BA, Dom João Messi, Bispo Emérito da Diocese de Barra do Piraí, Volta Redonda-RJ, Dom José Edson Santana Oliveira, Bispo da Diocese de Eunápolis-BA, Dom Giovanni Crippa, Bispo da Diocese de Estância-SE, Dom Valdemir Ferreira dos Santos, Bispo de Amargosa-BA, Dom Zanoni Demettino Castro, Arcebispo de Feira de Santana-BA, Dom Gilson Andrade da Silva, Bispo Auxiliar de Salvador-BA, Dom José Ruy Lopes, Bispo da Diocese de Jequié-BA, Dom Mauro Montagnoli, Bispo da Diocese de Ilhéus-BA, Dom João Carlos Petrini, Bispo da Diocese de Camaçari-BA, Dom Tommaso Cascianelli, Bispo da Diocese de Irecê-BA, Dom Ottorine Assolari, Bispo da Diocese de Serrinha-BA, Dom Guido Zendrom, Bispo da Diocese de Paulo Afonso-BA, Dom Luís Pepeu, Arcebispo de Vitória da Conquista-BA, Dom Paulo Romeu Dantas Bastos, Bispo da Diocese de Alagoinhas-BA, Padre Genivaldo Matos, representando o Bispo da Diocese de Janaúba-MG (Dom Ricardo Guerrino Brusati).

Textos e fotos: PASCOM Diocese de Itabuna em parceria com a PASCOM da Diocese de Teixeira de Freitas

 

Confiram nossa fotos:

 

Curtam Nosso Facebook
Atendimento Cúria

De Segunda a Sexta 8:00h às 12:00h _ 14:00h às 18:00h Sábado 8:00h às 12:00h

R. Nações Unidas, 400 Itabuna - BA 45600-673 tel.:73 3211 3520