Na “Palavra do Pastor” desta semana, o bispo da Diocese de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos, fala da importância do mês de maio que é dedicado à Maria. Ele lembra a Marcha com Maria, que em todos os anos, atrai milhares de fieis de Itabuna e de outras cidades da região, e fala também das festas das paróquias de Nossa Senhora de Fátima e Santa Rita de Cássia, todas situadas na Forania Centro em Itabuna. Para finalizar, ele deixa uma mensagem especial para o dia das mães. Confira na íntegra:

“Nós estamos num tempo muito difícil, e a Igreja, querendo abraçar a todos, estamos tendo que ter uma certa precaução. Nesse período é um período de festas tão importantes na vida da Igreja, na vida do nosso povo, mas infelizmente, nós não vamos celebrar normalmente, como queríamos, como fazemos sempre, porque queremos respeitar a vida de todos, e queremos que nós sejamos cada vez mais fieis, como uma família na fé.

O Papa nos sugere alguma coisas, dentre elas, que nós rezemos o terço em família, por grupos mas à distância, através dos meios de comunicação, a fim de que nós não percamos esse elo de amor, ao lado da nossa querida Mãe, Nossa Senhora, sobretudo neste mês de maio. Faça você, esse compromisso! Reze o terço todos os dias com a sua família, com seus amigos, forme grupo, e no momento estabelecido, faça esse encontro. Portanto, o mês de maio, nós estamos com algumas situações um pouco difíceis, dentre elas, o 1° de maio que é a Marcha com Maria. Nós não vamos ter a Marcha com Maria porque estamos nessa situação, não pode haver aglomeração de pessoas, então cada um vai ficar na sua casa, participando esse encontro, como família, à distância, rezando nosso terço. Que você possa fazer esse caminho, como comunidade de amor, esquecendo que você é Igreja, e como Igreja, nós estamos reunidos em todos os ambientes do mundo, como Igreja de Jesus Cristo.

Em relação ao 13 de maio, eu estou crendo que Padre Nicolau está fazendo uma preparação para ser feito online, via meios de comunicação, de tal forma que será o meio que nós teremos para celebrarmos o mês de maio, mês que celebramos o dia das aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos.  Parabenizo o padre Nicolau por esse gesto bonito, carinhoso, e sobretudo, desejoso de expandir o amor de Nossa Senhora de Fátima a todo o povo. Parabéns, portanto, à paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Quanto à festa de Santa Rita, vejo que o padre deverá fazer do mesmo modo, via online, para que Santa Rita não fique esquecida, mas seja cada vez mais a mulher que trabalha e que dá o exemplo da sua posição de vida, de fé, de esposa, uma mulher santa, virtuosa na vida da Igreja. Esses são os caminhos que precisamos fazer.

Precisamos ficar em casa para que não aumentemos mais esse vírus em nossa comunidade paroquial e em nossa cidade. Para finalizar, quero desejar que as mães, neste mês de maio, sejam abraçadas, queridas, e sobretudo, mulheres testemunhas, guerreiras, que possam dar o seu testemunho, no segundo domingo do mês, em que celebramos o dia das mães. Que cada mãe assuma o seu lugar como mãe, como Nossa Senhora assumiu, dizendo portanto, para os seus filhos, que se amem de verdade, que sejam verdadeiramente uma família, e que busquemos na mamãe, o respeito, o amor, o carinho. Parabéns às nossas mães!”, disse Dom Carlos.

Fonte: Portal Católico.Net
Foto: Arquivo/Portal Católico.Net