Desde a última 5ª feira (27/04), mais uma Diocese do Regional Nordeste-3 está tendo a felicidade de Celebrar a passagem do Ícone do 15º Intereclesial das CEBs, que acontecerá entre os dias 18 e 22 de julho deste ano, das Dioceses de Rondonópolis e Guiratinga (MT). O ícone foi recebido na quinta e no mesmo dia, apresentado com explicação para uma grande comunidade presente na Catedral de São José, na Diocese de Itabuna. No dia seguinte, quem recepcionou o ícone e nossa equipe diocesana, foi a Igreja Matriz da Paróquia Santa Rita de Cássia.

A identidade visual do ÍCONE: traz a imagem da Santa Cruz (Catedral da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga).

A cruz é o símbolo dos povos crucificados e da Libertação; a cruz do seguimento de Jesus de Nazaré. A oca indígena (na parte de trás, na base da cruz) representa as grandes causas das CEBs, as diferentes etnias: somos Igreja composta pela resistência dos povos originários, pela força do povo negro, esperançosos como os caboclos, sertanejos, refugiados, migrantes e imigrantes, povo do campo e da cidade.

Igreja no ícone: Igreja das casas, a Igreja Doméstica, a Igreja povo de Deus. A Palavra de Deus é a luz e lâmpada para o nosso caminho, a grande herança que recebemos com a leitura popular da bíblia, que marca profundamente a identidade das Comunidades Eclesiais de Base. As fitas coloridas símbolizam a diversidade de ministérios, carismas, serviços e lutas; Símbolo da missionariedade, de uma Igreja em Saída para as periferias, a serviço da VIDA PLENA para Todos e Todas.

No sábado (29/04) o Ícone seguiu para a Paróquia de Santo Antônio (cidade de Itororó) e lá, no domingo, foi abraçado por um Encontrãos das CEBs, com uma participação de todas as comunidades da cidade e alguns integrantes da equipe diocesana de Itabuna. Neste Encontrão o tema foi: “Como cristãos e cidadãos, somos chamados a participar da transformação da sociedade no combate à fome”. Foi um dia intenso de exposição, grupos de estudo, muita música, animação e oração com o texto do 15º Intereclesial deste ano.

Na 2ª feira (01/05), o ícone também fez parte da Caminhada com Maria, que tradicionalmente abre o mês de maio, na Diocese de Itabuna. Este forte símbolo do nosso Intereclesial ainda permanecerá em nossa diocese até a próxima 5ª feira (04/05)e até lá ainda passará por Celebração ou Círculo Bíblico em mais duas outras comunidades. E em cada canto por onde passa levamos junto o material do 15º Intereclesial, divulgando e reafirmando nosso tema e lema:

“CEBs: Igreja em Saída, na busca da Vida plena para todos e todas!”; ‘Vejam! Eu vou criar um novo céu e uma nova terra!’ (Isaías 65,17ss). O TEMA, inclusive, segue a orientação constante do Papa Francisco. E temos nos encorajado com sua Mensagem às CEBs e ao nosso Intereclesial:

“Quero estar próximo de vocês neste 15º Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base. Continuem trabalhando, vão adiante! Não se esqueçam: Igreja em saída: este é o tema. Sim, a Igreja é como a água: se a água não corre no rio, fica estagnada, adoece. Por outro lado, a Igreja quando sai, quando caminha, se sente mais forte. Eu os abençoo. Sigam em frente e que a Igreja de vocês seja sempre ‘em saída’, não escondida. Deus os abençoe, a Virgem cuide de todos e rezem por mim.” PAPA FRANCISCO.

✨🖥️ COMUNICA 15: Por: Marcos Bispo Santos, da Equipe Diocesana das CEBs de Itabuna, Regional Nordeste-3.